sábado, 2 de agosto de 2008

Boa prática jornalística dominou discussões em congresso

No AMAZÔNIA:

Começou ontem, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, o VI Congresso Estadual dos Jornalistas, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA). O evento, que tem como tema 'Jornalismo na Amazônia: novas tendências e desafios', convida estudantes e profissionais a refletir sobre os rumos da prática jornalística no Estado.
No primeiro momento do evento, representantes de veículos de comunicação do Pará juntamente com Sérgio Murilo, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), deram suas impressões sobre o tema. O editor de fotografia do jornal Amazônia, Oswaldo Forte, representou as Organizações Romulo Maiorana na mesa temática. Para ele, o jornalismo praticado nos confins da região é de aventura. 'Possuímos belas paisagens, diversidade cultural. Mas ter acesso a essas particularidades é difícil', completa. Além das distâncias geográficas, Oswaldo Forte aponta a dificuldade no transporte e a tecnologia precária em alguns municípios da região.
Carmen Silva, presidente do Sinjor-PA, ressalta a importância dessa discussão para a boa prática jornalística. A regulamentação da profissão também foi apontada como mais um caminho para aprimorar o jornalismo não só na Amazônia, mas em todo o Brasil. Para Sérgio Murilo, a qualificação só é possível nas escolas de jornalismo.
A exposição organizada pela Vale em homenagem aos 200 Anos da Imprensa no Brasil e do Projeto Memória do Jornalismo Paraense, uma iniciativa do Sinjor-Pa, fez parte do evento, que hoje está reservado para a mesa 'Amazônia em pauta: desafios na comunicação', que terá como expositores o jornalista, professor e consultor de empresa Francisco Viana e a diretora de Comunicação Popular e Comunitária da Secretaria de Esradi de Comunicação (Secom), Keyla Negrão. A debatedora será a coordenadora regional da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Liane Gaby, e a mediadora, a jornalista Simone Romero.
Ainda hoje, haverá palestra sobre o tema 'A região Norte na mídia nacional: do regional ao global', proferida pela jornalista Lúcia Leão, editora-executiva do Jornal Hoje, da Rede Globo.

Nenhum comentário: