quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Debate sobre legalização das drogas foi inútil, diz Gabeira

Na FOLHA DE S.PAULO:

Político que marcou sua carreira no Congresso pela defesa da descriminalização das drogas, o deputado federal Fernando Gabeira, candidato do PV à Prefeitura do Rio, mudou de idéia. Ontem, afirmou que a discussão foi "inútil" e que, sem a modernização das polícias, não cabe liberar o consumo de maconha, por exemplo.
"Não seria a favor", disse, ao ser perguntado se seguia favorável à liberação. "A discussão sobre legalização ou não foi um pouco inútil. Examinando a situação do Rio, a legalização ou a proibição não se efetiva. Porque o problema central é a reforma da polícia. Se não tiver uma polícia treinada, eficaz, transparente e honesta, não consegue nem reprimir nem legalizar. A repressão é extremamente minada pelo processo de corrupção. E a legalização, que seria feita com polícia competente, não conseguiria contar os efeitos colaterais", disse em sabatina promovida pelo jornal "O Estado de S.Paulo".
Sempre contrário ao belicismo, Gabeira também surpreendeu ao pregar, caso se eleja, o uso de armas letais pela Guarda Municipal. Para o candidato, "existem alguns casos em que é necessário armar um grupo para a defesa de prédios [públicos]" que podem ser alvos de ataques. "Para você não ter que terceirizar, a própria Guarda Municipal faria."
Outro tema controverso foi a contenção das favelas. Gabeira defendeu que haja um controle rigoroso da expansão das comunidades que surgiram na maioria dos morros cariocas.
Na última pesquisa Datafolha, Gabeira tem 8% das intenções de voto, contra 20% de Marcelo Crivella (PRB), 17% de Eduardo Paes (PMDB) e 15% de Jandira Feghali (PC do B).

Nenhum comentário: