quarta-feira, 23 de julho de 2008

Diretoria do Círio busca apoio para a Casa do Romeiro

No AMAZÔNIA:

A Diretoria da Festa de Nazaré está buscando apoio entre os fiéis para construir a Casa de Plácido, um espaço de 1.200 metros quadrados para receber os romeiros vindos dos diversos municípios paraenses para acompanhar o Círio. Orçada em cerca de R$ 1 milhão, incluindo a construção e mobiliário, a obra já foi iniciada e a intenção da diretoria é terminar os espaços principais a tempo da festividade deste ano. Para tanto, lançou uma campanha com a qual esperam conseguir doadores para cada metro quadrado.
Quem quiser ajudar poderá pagar um metro quadrado em até dez meses, tempo em que a diretoria espera concluir toda a obra. Os pagamentos das parcelas serão feitos por boletos bancários, revertidos para uma conta administrada pela diretoria. 'Se não fosse desse jeito, precisaríamos retirar dinheiro das obras sociais da Basílica de Nazaré', explica o diretor geral da Festa, José Ventura.
Ventura diz que a Casa de Plácido é um sonho antigo da Diretoria da Festa. 'Há muitos romeiros que vêm de fora de Belém para acompanhar a procissão e às vezes têm de voltar no mesmo dia para casa. No ano passado, foram cerca de 15 mil romeiros do interior do Estado. E ainda não há uma estrutura de apoio apropriada para recebê-los, para dar os primeiros cuidados àqueles que terminam a procissão com machucados. Eles ficavam na escadaria da Basílica, ou na praça. Queríamos um local que pudesse oferecer essa estrutura, com banheiros, ambulatório, uma sala de repouso, refeitório, uma cozinha', explica.
A Casa de Plácido começou a ser construída em junho, no subsolo do Centro Social de Nazaré. 'Era um lugar que estava sendo utilizado apenas como depósito e que fica bem próximo à Basílica, o que era o ideal, até porque a idéia era construir com o menor custo possível. O projeto foi feito pelos profissionais que fazem parte da Diretoria da Festa, há vários engenheiros, o que também facilitou as coisas', diz José Ventura, adiantando que até a realização do Círio deste ano a diretoria pretende completar a parte básica do projeto, com salas de repouso, ambulatório e banheiros, mas que o projeto completo inclui 'uma sala de estar com TV, um velário onde as pessoas possam acender as velas trazidas durante a procissão e uma sala de promessas, como as que existem em outros santuários.'
A campanha está sendo divulgada nas paróquias e também nos meios de comunicação. 'Os padres barnabitas têm divulgado durante as missas. Como temos uma missa que é transmitida pela TV em rede nacional, já temos metros quadrados que foram doados por pessoas de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e do Rio Grande do Sul', conta o diretor da festa. Quem quiser mais informações sobre a construção da Casa de Plácido e a 'campanha do metro quadrado' pode obtê-las pelo telefone 3202-4888.

Um comentário:

Anônimo disse...

A CASA DE PLACIDO SEMPRE FOI UM SONHO DOS PADRES BARNABITAS, SENDO REALIZADO GRAÇAS A DOAÇÃO DOS DEVOTOS DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ!
UMA BELA CAMPANHA ORGANIZADA PELA BASÍLICA SANTUÁRIO DE NAZARÉ