terça-feira, 8 de julho de 2008

Celso Pita e Daniel Dantas presos pela Polícia Federal

O ex-prefeito de São Paulo Celso Pita, o banqueiro Daniel Dantas e o megainvestidor Naji Nahas estão entre os presos em operação deflagrada agora de manhã, em São Paulo e no Rio.
Cerca de 300 policiais cumprem mais de 20 mandados de prisão.
Mais informações daqui a pouco.

ATUALIZAÇÃO ÀS 10H05:

Ao todo, a polícia irá cumprir 24 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão. A operação também está sendo realizada na Bahia e no Distrito Federal.
Segundo a PF, foram identificadas pessoas e empresas beneficiadas no esquema montado pelo empresário Marcos Valério para intermediar e desviar recursos. A polícia aponta Daniel Dantas como o chefe de uma grande organização criminosa, envolvida com a prática de diversos crimes, para os quais utilizava empresas de fachada.
A polícia também apurou a existência de um segundo grupo, formado por empresários e doleiros, que atuaria no mercado financeiro para "lavar" o dinheiro obtido em negócios escusos. Este grupo seria liderado pelo empresário Naji Nahas.
Além de fraudes no mercado de capitais, baseadas principalmente no recebimento de informações privilegiadas, a organização atuava no mercado paralelo de moedas estrangeiras. Há indícios, inclusive, do recebimento de informações privilegiadas sobre a taxa de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
De acordo com a PF, o trabalho mostrou que as duas organizações criminosas atuavam de forma interligada, com vários níveis de poder e decisão. Os presos deverão ser indiciados por corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha. Eles devem permanecer na carceragem da Superintendência Regional da PF em São Paulo, onde ficam à disposição da Justiça.

Fonte: Estadão.com.br

Nenhum comentário: