segunda-feira, 19 de maio de 2008

Tucanos têm três cartas no bolso do colete

Até no final da noite de ontem, estava confirmada para a manhã desta segunda-feira a reunião em que os tucanos devem decidir se saem com candidato próprio ou não às eleições de outubro próximo para prefeito de Belém.
As opções que vão discutir com o ex-governador Simão Jatene são três:
1 – Lançar candidato próprio.
2 – Coligação com o prefeito Duciomar Costa (PTB)
3 – Coligação com o DEM, que tem como pré-candidata Valéria Pires Franco, que foi vice-governadora no governo Simão Jatene, de 2002 a 2006.
E no caso de decidirem lançar candidato próprio, os tucanos avaliarão dois nomes: o deputado federal Zenaldo Coutinho, atualmente líder da Minoria na Câmara, e do ex-secretário de Cultura Paulo Chaves, arquiteto que concebeu e executou projetos como o da Estação das Docas, Feliz Luzitânia e Hangar – Centro de Feiras e Convenções, entre outros.
Desses dois nomes, Zenaldo Coutinho, conforme ele mesmo confirmou ao blog na semana passada, já avisou à direção partidária que não existe a menor possibilidade de que venha a disputar a eleição para prefeito, porque suas prioridades são outras, inclusive a de exercer a função de líder da Minoria, que lhe absorve bastante tempo.
Resta o nome de Paulo Chaves. Até agora, não se tem conhecimento de que o ex-secretário, uma vez escolhido, venha a recusar a missão. Ao contrário, ele não esconde de ninguém que uma de suas maiores aspirações é ser prefeito de Belém. A seu favor, Paulo Chaves conta com a competência técnica e experiência administrativa, muito embora limitada à área cultural. O problema é que as pesquisas pré-eleitorais, todas elas, o apontam como pouquíssimo conhecido e, portanto, sem densidade eleitoral.
Mas isso tudo é especulação. É melhor mesmo esperar o primeiro fato. E o primeiro fato será a decisão que o PSDB, através de seus principais cardeais no Estado, tomará nesta segunda-feira pela manhã.

Nenhum comentário: