quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Bolsonaro x Bebianno: a bizarrice, o descontrole, a descoordenação, o patético



Os áudios divulgados por "Veja", revelando um embate verbal entre o presidente Jair Bolsonaro e o então ministro Gustavo Bebianno, revelam o nada e o muito, o banal e demais, o pífio e o excesso.
O nada, o banal, o pífio e o ridículo estão na essência da discussão sobre se uma troca de mensagens pelo WhatsApp configura uma conversa ou não. Para o presidente, não. Para seu então subordinado, sim.
Isso é uma bobagem. É uma tolice. Uma bizarrice. É ridículo. Desprezivelmente ridículo. Não se acredita que um chefe de Estado perca tempo expelindo sua raiva por entender que três trocas de mensagens não representam uma conversa, daí considerar que ele, o então ministro, fora um mentiroso ao dizer que, sim, teria conversado com o presidente por trocou três mensagens com ele.
O muito, o demais, o excesso encontram-se no contexto claramente definido pelos aúdios. E o contexto é o seguinte: a descoordenação, a desarticulação, a falta de sintonia entre o chefe de Estado e outros setores do governo.
Os áudios revelam a intervenção de ministros (no caso Ricardo Salles e Damares Alves) que passam por cima de Bebianno e vão fuxicar diretamente a Bolsonaro que ele, o então ministro, agendou uma viagem para a Amazônia. Viagem que acabou cancelada pelo presidente, que nem da tal viagem.
Revelam um presidente sem serenidade alguma, a ponto de enfurecer-se, por exemplo, com a visita do diretor de um grupo empresarial, agendada publicamente pelo Planalto.
Revelam um presidente com percepções tortuosas acerca do papel da Imprensa, vista como um ninho de víboras que estariam sempre prontas para dar o bote. Em quem? Em Jair Bolsonaro.
Revelam um presidente, de fato, transbordando de ódio, envenenado - conforme expressão do próprio Bebianno - pelas versões e pelas pitbullices de Carlos, o pitbull que, na prática, acabou sendo o algoz de Gustavo Bebianno, ao publicar um áudio que tentou pintar o então ministro como mentiroso.
Com um governo engolfado por uma crise desse nível, apenas 50 dias após inaugurar-se a nova gestão, convém que o Planalto ajuste-se rapidamente ao bom senso, sob pena de inviabilizar-se politicamente muito antes do que previam - ou preveem - seus mais radicais opositores.

7 comentários:

AHT disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AHT disse...

# 1. "Pais e filhos não foram feitos para ser amigos. Foram feitos para ser pais e filhos", disse o genial Millôr Fernandes.

# 2. Três erros que fazem um presidente da república parecer um idiota: se achar a pessoa mais poderosa da nação; achar que sabe tudo; comunicação deficiente, não dominar o processo de feedback.

# 3. Trair e coçar é só começar.

# 4. "Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos, mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe". Discurso de Marco Túlio Cícero, tribuno romano, 42 a.C.

# 5. Os extremos se encontram, tanto na teoria quanto na realidade.


AHT
20/02/2019

Pedro do Fusca disse...

Esta mídia que achaca os Governos não terá vez com o Capitão Bolsonaro o nosso Presidente eleito democraticamente. Este Bebiano mostrou que é um mau caráter ao gravar falas com o Presidente. Esta mídia e "artistas" acostumados a receber dinheiro fácil do PT não terão esta boquinha, as torneiras se fecharam, agora vão ter que ir atrás do dinheiro privado o que não é fácil. Este Governo mostrou ser diferente ao demitir este X9 e mandar a Policia Federal apurar o laranjal plantado por este ex ministro.

Luiz Mário disse...

O embusteiro fez toda sua campanha usando as redes sociais. Conversando, falando com seus eleitores e agora não é possível conversa por meio delas? A imbecilidade vai ficar para a História.

Anônimo disse...

É @Pedro do Fusca, felizmente, suas palavras se coadunam, mas não democraticamente.

AHT disse...

Benditas sejam as charges, caricaturas,
Piadas, deboches, versos e, na boa, a tudo caçoar
Lá nos Poderes, quantas e que ingratas criaturas...
Nós aqui, por Direito, podemos criticar e deles trolar


Dito isso, vamos ao que interessa...

O LARANJAL

O pai, um rebelde sem causa definida, de

Lábia rude, esperta e focando os desatentos.
Armou problemas para seus superiores ao
Relatar em entrevista para a Revista Veja
A insatisfação de militares pelos soldos.
Na tentativa de pressionar, teria insinuado uma
Intentona com atentados a quartéis, etc e tal.
A justiça militar atuou, ele foi pra reserva e se elegeu
Legislador no RJ. Aí, o laranjal pros guris começou?...


AHT
21/02/2019

Anônimo disse...

Que chato isso! Torcedores do tima Nada dá Certo. Credo