segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

“Evandro Chagas” fará análise das amostras de sangue e urina das vítimas de Brumadinho



O Instituto Evandro Chagas (na foto de Paulo Santos), com sede em Belém, será a instituição científica responsável em fazer a análise responsável em fazer a análise de amostras de sangue e urina colhida das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG), que já matou mais de 160 pessoas, segundo levantamento mais atualizado.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18) no site do próprio Ministério da Saúde e representa uma reafirmação da excelência técnico-científica e da credibilidade do Instituto, num momento em que um de seu pesquisadores, Marcelo de Oliveira Lima, vem sendo alvo de uma queixa-crime ajuizada pela mineradora Hydro, por suposta prática dos crimes de difamação e calúnia. O processo, no momento, está em tramitação na 3ª Vara da Justiça Federal, que tem como titular o juiz Rubens Rollo D’Oliveira. O Ministério Público Federal (MPF) já encaminhou à Justiça parecer em que se manifesta pela rejeição liminar da ação.
Em fevereiro de 2018, o pesquisador coordenou a equipe designada pelo IEC – a pedido do MPF e do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) – para efetuar a avaliação dos danos ambientes e riscos à saúde humana decorrentes do vazamento de efluentes oriundos da planta industrial da mineradora em Barcarena.
Quase um ano depois, em janeiro passado, a Hydro ajuizou ação penal contra Lima, alegando que houve crime contra a honra da empresa por causa das manifestações de Lima sobre os resultados das pesquisas.

Nenhum comentário: