quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Iracema Oliveira, a experiência que se renova

Iracema Oliveira: intimidade com o rádio, com a informação. E com o ouvinte.
Olhem só.
Quem foi o cara - ou a cara, sei lá - que escalou a radialista Iracema Oliveira para fazer a locução de O LIBERAL CBN Serviços, aquelas inserções sobre saúde que a Rádio O LIBERAL CBN veicula durante sua programação?
Ele - ou ela - merece um prêmio.
Mas prêmio mesmo, distinção mesmo quem merece, indiscutivelmente, é a própria Iracema Oliveira.
Ela dá uma aula de informalidade - com o veículo, com a informação que está divulgando e com o ouvinte.
Nada de voz empostada.
Nada daquelas invencionices que muitos classificam de recursos vocais, mas não passam de tentativas atabalhoadas que alguns locutores fazem para superar a falta de intimidade com o microfone.
Nada disso.
Ouvi Iracema Oliveira passando dicas sobre saúde - e o poster sempre a ouve, sobretudo quando parado neste trânsito imobilizado e caótico de Belém - é uma delícia.
Parece que estamos nós, o ouvinte e Iracema, sentados na porta de casa, conversando despreocupadamente, como naqueles tempos, já tão saudosos, em que ainda se podia trocar um dedo de prosa com o vizinho, sem medo de sermos assaltados pela bandidagem sempre à espreita.
É pena que, no site da Rádio O LIBERAL CBN, não estejam disponíveis os áudios para que leitores e ouvintes posam compartilham as inserções de O LIBERAL CBN Serviços que ela apresenta.
Não e à toa que Iracema, com 60 anos de rádio, 30 dos quais apenas na Liberal, é chamada de "Rainha do Rádio". Ou "Dama do Rádio", para outros.
"Rainha" ou "Dama", "Dama" ou "Rainha", o certo é que Iracema Oliveira merece ser distinguida especialmente como um bom exemplo de que a experiência, quando suplanta os modismos, pode até virar moda.
Por que não?

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótima, mesmo.

Ismael Moraes disse...

Bemerguy, coloca uma inserção pra gente clicar e ouvir como sempre fazes!

Poster disse...

Caro Ismael,
Conforme dito na postagem, infelizmente a O LIBERAL CBN não disponibilizar o áudio em seu site.
É uma pena.
Abs.