quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Eleição na Alepa põe aliança PSDB-PMDB no fio da navalha

A formação de um bloco partidário entre PT e PMDB para a eleição da nova Mesa da Assembleia Legislativa do Estado tem tudo para deixar no fio da navalha a aliança que ainda mantêm juntos, desde o início de 2011, o PSDB do governador tucano Simão Jatene e os peemedebistas que têm como liderança maior, no Pará, o senador Jader Barbalho.
Um tucano de alta plumagem, que transita livremente nos bastidores do Palácio dos Despachos e dispõe de informações que lhe permitem fazer seguras projeções sobre o futuro próximo na política paraense, admitiu ao Espaço Aberto, ontem à tarde, que não se descarta nem mesmo a possibilidade de rompimento da aliança entre PSDB e PMDB, caso o peemedebista Martinho Carmona seja eleito para a sucessão do tucano Manoel Pioneiro na presidência da Assembleia.
"O governador Simão Jatene não é a governadora Ana Júlia. Não é mesmo. E a diferença não está apenas no fato de que ele é homem e ela, mulher. E muito menos no fato de que ele é careca e ela, não. Por isso, se o Jader pensa que ele o PMDB vão fazer com o Jatene o mesmo que foi feito com a Ana Júlia, está muito enganado. Se o Jader está pensando que o PMDB vai chupar a laranja e jogar o bagaço, quando não lhe interessar mais integrar o governo, também está muito enganado", disse o tucano o blog.
A fonte qualificada do PSDB considera que, uma vez selada a aliança entre o PT e o PMDB, os tucanos não farão mais quaisquer gestões para negociar com petistas e peemedebistas, tentando sensibilizá-los para uma composição em apoio à chapa de Megale. Mas o PSDB considera que a possibilidade de o tucano se eleger ainda estão completamente viáveis, uma vez que, se é verdade que 16 votos passam a ser cativos do bloco PMDB-PT, ainda sobram 25 deputados com os quais o tucano poderá conversar, na tentativa de compor uma chapa que venha a ser competitiva e vitoriosa.
O tucano que conversou com o Espaço Aberto entende como totalmente despropositada a avaliação de que a eleição de um representante do PSDB para presidir a Mesa, em sucessão ao também tucano Pioneiro, significaria a consolidação de um poder hegemônico no Estado, uma vez que o prefeito eleito de Belém, Zenaldo Coutinho, é do PSDB, o mesmo acontecendo, provavelmente, com o futuro presidente da Câmara Municipal.

Vitória legítima
"Esse pessoal tem que compreender que o PSDB ganhou as eleições de 2010 para o governo do Estado. E ganhou legitimamente. Pergunte ao Jader se ele, quando era governador, abriu mão de ter como presidente da Assembleia alguém que não fosse do PMDB. Inclusive, no primeiro mandato dele como governador, em 1982, o presidente da Assembleia Legislativa era ninguém menos que o então deputado Lucival Barbalho, tio do Jader", lembra o tucano.
Ele ressalta ainda que a opção de PMDB em apresentar candidato próprio para a eleição da Mesa não decorreu de qualquer resistência a propostas de negociação com Megale. "Isso não aconteceu, até porque o Megale nem sequer chegou a ser procurado pelo PMDB. Eles simplesmente manifestaram, desde o primeiro momento, a intenção em sair com candidato próprio", complementa a fonte do PSDB.
Uma eventual vitória de Carmona para presidente da Assembleia, segundo o tucano, dificilmente será tratada pelo governo do Estado como um evento político isolado, portanto desligado, desvinculado de um contexto mais amplo, incluindo a própria aliança que mantém, por enquanto, PSDB e PMDB como aliados na administração do Estado.
"Se isso acontecer, eu repito o que já disse: o Jatene não é a Ana Júlia. E o PMDB não pode nem pensar na hipótese de fazer agora, novamente, o que fez com ela: permaneceu no governo enquanto lhe interessou e depois, quando não lhe interessava mais, pulou fora", arrematou o tucano.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o PMDB devolverá os cargos que ocupa depois desta trairagem que estão fazendo com o Jatene. Com a Ana Julia o PMDB
fez o mesmo e não devolveu nenhum cargo. Penso que se o PMDB não quer trilhar com o Jatene tem tambem que devolver tal cargo.

Anônimo disse...

Enquanto isso o deputado Parsifal continua mandando recados desaforados para o Governador. Espero que o governador não se acovarde para essas barbalhices.

Anônimo disse...

Quer dizer que é assim, o PSDB ganhou sozinho a eleição de 2010, né? Então tá. Bem feito paras o PMDB que resolveu apoiar o Jatene no segundo turno. Tô achando óóóótimo hahaha Realmente o Jatene não é a Ana, ele tem mais experiência no assunto enquadramento. hahahaha

Anônimo disse...

Esse Jabor é intragável. Será que ele é ético?

Anônimo disse...

A gula é pecado. Quem nunca comeu, quando come se lambuza.Um estado onde só uns mandam, e querem mandar, é ditadura.Toda unanimidade , dizia Nelson Rodrigues, é burra.O PSDB, está buscando sarna pra se coçar.O estado não pode ser de um único partido, depois não chorem.

Anônimo disse...

A exemplo do Edmilson, o pt deve exigir do pmdb, posicionamento oposicionista ao governo se quiser compor chapa. Se o pmdb é da base aliada do governo, apoiando o pmdb, o pt estará votando no governo.