quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jornalistas e artistas lamentam morte de Joelmir Beting

No G1

Artistas e jornalistas publicaram mensagens em redes sociais e divulgaram notas para lamentar a morte do jornalista Joelmir Beting,que morreu no início desta madrugada (29) em São Paulo, aos 75 anos.
Ele estava internado desde o dia 22 de outubro no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e, no domingo (25), sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE). Nesta quarta-feira (28), o hospital Albert Einstein informou que o jornalista estava em coma irreversível.
Veja a repercussão:
Mauro Beting - filho de Joelmir, o jornalista leu uma carta em homenagem ao pai em que destacou que ele foi "o melhor pai que um jornalista pode ser e o melhor jornalista que um filho pode ter como pai."
Miriam Leitão - a jornalista deixou sua mensagem no twitter: "Joelmir Beting tirou o jornalismo econômico da linguagem difícil de entender. Foi pioneiro. Mostrou o caminho de escrever e falar claro."
Milton Jung - o jornalista da rádio CBN relatou sua tristeza no twitter: "Lágrimas por Joelmir Beting, que morreu nesta madrugada, aos 75 anos."
Hernán Barcos - jogador do Palmeiras também deixou sua mensagem no twitter: "Peço a toda torcida do Palmeiras que se una em fuerza de orções para Deus confortar lá família de Joelmir Beting."
Milton Neves - jornalista escreveu em seu blog oficial uma mesnagem para Joelmir: "O Brasil perdeu no início da madrugada desta quinta-feira, 29 de novembro de 2012, um dos maiores jornalistas do país."
Gloria Perez - dramaturga, comentou a morte pelo twitter : "Morre Joelmir Beting, o “mago” do jornalismo brasileiro."
Leda Nagle - jornalista também se manifestou pelo twitter:" Vai fazer falta enorme! Grande profissional!"
Gilberto Kassab - Em nota, o prefeito de São Paulo lamentou a morte de Beting e afirmou que ele foi um dos responsáveis pelas transformações positivas do jornalismo brasileiro nas últimas décadas. "Seu estilo direto e didático possibilitou que a economia pudesse ser entendida por uma grande parcela da sociedade, deixando de ser privilégio dos especialistas."
Andrea Matarazzo - o vereador eleito de São Paulo comentou a morte no twitter: "Triste perda a do Jornalista e economista Joelmir Betting. Joelmir traduziu a economia para uma linguagem fácil e acessível."
Astrid Fontenelle - a apresentadora agradeceu pela linguagem simples do jornalista para falar de temas econômicos: "Joelmir Betting...obrigada por tantas vezes ter me ajudado a entender o economês."
Paulo Cesar Pereio - O ator também lamentou a morte do jornalista: "O mundo ficou um pouco mais pobre: Joelmir Beting já é história."
Gilberto Gil - O cantor também postou sua homenagem no twitter: "Em economia, é fácil explicar o passado. Mais fácil ainda é predizer o futuro. Difícil é entender o presente." Joelmir Beting in memoriam.
Britto Jr - O jornalista e apresentador postou seu comentário no twitter: "Joelmir Betting, o jornalista que traduziu o 'economês' para a linguagem popular. Todos entendiam suas análises, mesmo na época dos pacotes."
Helena Chagas - A ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República emitiu nota em que chama Beting de "mestre". "Três qualidades se destacaram na vida de Joelmir: credibilidade, seriedade e simplicidade. Há ainda outra: pioneirismo. Ele foi o primeiro a ter uma coluna em jornal, onde a economia era tratada de maneira simples e didática (...) Foi o primeiro, também, a levar para a TV e o rádio esta mesma maneira de falar sobre economia."
Aldo Rebelo - o ministro dos Esportes também ressaltou a maneira didática com que Beting falava de economia, "Sem falar em seus textos brilhantes para a imprensa escrita. Ninguém como ele nutria uma notável paixão pelo futebol e pelo nosso eterno Palmeiras. A sociedade, a imprensa e o país perdem um grande homem: sério, digno, honrado e inestimável jornalista, pai e torcedor."

Nenhum comentário: