quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Zenaldo deveria tomar posse dentro de um PSM

O prefeito eleito Zenaldo Coutinho deveria ser empossado, em 1º de janeiro, não propriamente no augusto plenário da Câmara Municipal de Belém.
Deveria ser empossado e receber o cargo dentro de um pronto-socorro - ou o da 14 de Março, no Umarizal, ou aquele do Guamá.
E mais: Zenaldo, durante o primeiro mês de seu governo, deveria despachar, pelo menos umas duas horas, diariamente, dentro de uma dessas unidades de saúde.
É possível que, assim, a administração municipal conseguisse minimizar o caos, a bagunça, a balbúrdia, o sucateamento, a crueldade em que se encontra o setor de Saúde no município de Belém.
O caos, a bagunça, a balbúrdia, o sucateamento, a crueldade foram agravados na gestão de Duciomar Costa, que inclusive enfrentou até uma inspeção judicial, feita por magistrado federal, que constatou atrocidades sem fim contra seres humanos desprezados nos corredores do hospital.
Se alguém acha que recomendar a Zenaldo que assumisse o cargo dentro de um pronto-socorro é uma sugestão que convida ao radicalismo, basta dar uma passadinha pelo PSM - do Umarizal ou do Guamá - e ver o que se passa por lá.
A última aconteceu na segunda-feira.
Um pobre garoto de 11 anos, Paulo de Jesus Batista dos Santos, que sofria de paralisia cerebral e, portanto, era portador de necessidades especiais, morreu no Pronto-Socorro do Umarizal.
Ele estava internado ali desde o dia 27 de outubro. Apresentava um quadro de pneumonia e aguardava um leito na Santa Casa de Misericórdia para ser transferido.
A família acusa a direção do PSM de negligência. "Nós fizemos de tudo. Ele não foi para a UTI. Falei com todo mundo, implorei para eles", diz o pai, Paulo Sérgio Araújo.

Além da espera de dez dias por um leito, a mãe do menino, Iromar dos Santos, contou que a equipe não medicava o garoto havia dois dias. Em entrevista ao jornal O LIBERAL, ela relatou os pedidos de socorro: "Estava todo mundo pedindo socorro. Dizendo ‘olha a criança, dá o remédio dele'. E eles disseram que não iam dar remédio. Não iam atender."
Alguém duvida que o primeiro desafio do novo prefeito será adotar condutas radicais para, pelo menos, minimizar crueldades desse gênero?

4 comentários:

Anônimo disse...

Inspeção judicial?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Só quando houver prisão desse pessoal é que a coisa vai se ajeitar.
Que adianta pagar salários se o atendimento, quando existe, é péssimo?
È melhor fechar e criar mecanismo para pagar seguro saúde para quem não tem renda.
Ao menos não corre-se risco de corrupção.

Anônimo disse...

Poster, o a coisa está séria na CMB com a história do Pátio Belém. Não vai nenhum post?

Anônimo disse...

Dudu e seus vereadores deveriam ser penalizados:
Seus atendimentos de saúde obrigatoriamente seriam feitos no PSM da Tv. 14 de março, durante 4 anos e no mesmo "nível de qualidade" dos pobres mortais que alí aparecem.

Taí uma boa idéia pra ser tornarda realidade: TODO POLÍTICO ELEITO TERIA OBRIGATORIAMENTE ATENDIMENTO DE SAÚDE NOS LOCAIS E NA INSTÂNCIA ONDE ATUA.

Alguém se apresenta para tornar LEI?