terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Petistas dizem que Alfredo Costa pode "surpreender"

Para os petistas que bem conhecem - ou conhecem como ningém - os humores de petistas, o resultado das prévias, apontando a passagem de Cláudio Puty e Alfredo Costa para o segundo turno, no dia 5 de fevereiro, mostrou que a PT Pra Valer, tendência de Waldir Ganzer, perdeu uma grande oportunidade de pacificar a  relação com a Articulação Socialista, historicamente conturbada porque a segunda foi uma dissidência da primeira tendência.
"Isso só não vai gerar problemas no segundo turno para o candidato do Campo Majoritário porque o Alfredo [Costa] é da Unidade na Luta, corrente-mãe do Campo Majoritário, contra quem, aliás, a PT Pra Valer nasceu para concorrer. E porque é questão de honra para a base e direção do CM impor uma derrota ao Puty e impedir a ascensão da DS (Democracia Socilista) a qualquer cargo de comando estratégico interno e externo", diz um petista ao Espaço Aberto.
Mas ele e outros petistas garantem que Alfredo Costa ainda vai surpreender. Ele é professor, e do ensino médio, um simbolismo importante neste momento em que o PT do Pará precisa returbinar-se e afirmar uma identidade mais próxima da militância e dos traços tidos e havidos como mais históricos da base social do partido
O perfil de Alfredo, com as devidas proporções que a comparação comporta, é o mesmo da candidatura Edmilson em 1996. E o clima é também muito parecido. "Se hoje não empolga a militância tanto como os demais nomes (leia-se os de Bordalo e Puty, que o resto eram nomes sem expressão forte), é porque a concorrência é pesada no sentido 'famosidade'. Mas, com esse perfil, vai sim mobilizar os filiados e simpatizantes. Ele tem um bom discurso, e pela esquerda, que é o que a base de Belém quer ouvir", avalia o petista.
Ele vai mais longe: "Podemos seriamente estar forjando uma nova 'Maria' de 2002, só que sem os limites óbvios que ela tinha. O Alfredo é tipo de agarrar bem as oportunidades", avalia o o petista, referindo-se à hoje prefeita de Santarém, Maria do Carmos, que em 2002 passou para o segundo turno na disputa com o tucano Simão Jatene, que acabaou se elegendo governador do Estado pela primeira vez.
Quanto à mobilização para as prévias, os petistas consideram que, ao contrário de muitas avaliações, foi boa. Votaram, é certo, 3.500 militantes de um universo de 8 mil. Mas estes 8 mil, avaliam os petistas, são artificiais, filiações nem tão orgânicas, há muito não mobilizadas, ainda reflexo de más práticas de disputa interna, principalmente feitas no último período pela DS, para sustentar internamente o governo Ana Júlia.
Mobilizar 3.500 pessoas foi uma vitória do presidente municipal do PT, Apolônio Brasileiro, concluem vários petistas.

6 comentários:

Marise Morbach disse...

Ouvi falar em pagamento de "filiações atrasadas" em repetição de uma velha prática tão combatida por "petistas históricos". É isso, nada como um dia depois do outro. Lembrei-me da velha máxima marxista: "a prática é o critério da verdade". Torço pela renovação. Abração Paulo.

Anônimo disse...

o problema e q seu Ganzer,assim como o coronel PR querem é jogar o filhote do alfredo costa como vice do PMDB apoiado na previa até pelo barbalhão. lindo pro PT isso. e é isso que vamos combater , e quem tá afim de combater isso é o Puty. não adianta esses papas ai quererem vaticinar. basta o Puty fazer seu dever de casa e correr pro abraço. Temo que enterrar PR ; Ganzer; ZG e AJ. eles sim , são os verdadeiros coveiros do PT. E AC não fica atras, com essa carinha de mané dele,ele não engana quem já tá na estrada como eu

Anônimo disse...

Incoerencias desta analise:
1) apolonio como presidente do PT não mobilizou ninguem,foram os proprios candidatos.
2)Alfredo costa é um candidato laranja,pra deixar o candidato do PMDB nadar de braçada na capital.
3)Alfredo costa só tem notabilidade dentro da unidade na luta. faz um terceiro mandato de vereador sem sal. quem mais tem expressão é o vereador marquinho e o vereador otavio pinheiro. alfredo costa é uma lastima(tem um discurso fraco), o que o salva é ele ser um dos dono do Universo(e que universo de eleitores da classe media hem!).
4)Nada repete a maré de 2002, que foi a onda vermelha chamada LULA. hoje o cenario é completamente distinto,onde o povo é mais criterioso em relação ao PT,pela pratica que muitos deles(da unidade na luta mesmo,com o PR saqueando a educação pra se eleger senador)praticaram no governo PTista no estado.
Por ultimo:O campo majoritario já rachou novamente a nivel nacional e esse racha é em função da dona dilma querer distancia de zé dirceu;paulo rocha; e etc. o que abre espaço pra candidato não ligado a eles( incluido ai o seu beto faro,que quer ser senado e em fç disso , vão colocar na ordem do dia suas peripéssias no INCRA,tempos atras).

então essa analise ai carece e muito de sentido.

o jogo vai ser jogado.

e os podres que se quebrem.

Anônimo disse...

E...vai ter "recursos não contabilizados", cumpanherus? hehehe

Anônimo disse...

Já lí muitas besteiras aqui. Dizer que o Alfredo Costa é laranja, capacho do Paulo Rocha e a serviço da candidatura do PMDB. O que é isso? Uma leitura extremamente equivocada e recheada de mágoas pessoais. Alfredo não tem rejeição alguma, seja no PT ou na sociedade, suas sucessivas votações são cada vez maior, aliás, neste momento delicado do Partido ele é o único que agrega e fortalece o PT nestas eleições municipais. O Puty é até bom de discurso, mas a prática não faz dever para nenhum oligárquica. sua rejeição é assustadora, posso afirmar que ele é o maior cabo eleitoral do Alfredo, dado sua negação. O Prof. Alfredo Costa é o novo, uma aposta da militância do PT, simpático e querido por muitos, admirado inclusive por candidatos de outros partidos. Sua biografia profissional e politica é impecável.
Pra finalizar foi a militância da Unidade na Luta que manteve e segurou sua candidatura até agora, essa sim é digna de ser reconhecida juntamente com aqueles que dividem o sonho de fazer Alfredo prefeito de Belém.

Anônimo disse...

Essa capacidade do PT belemense de comer o próprio intestino é admirável e triste e o eleitor verdadeiro-de fora do PT nota-, e consequentemente, tira logo o PT da disputa para a prefeitura de Belém.Resumo da ópera:até a disputa interna para quem será o candidato já é uma contra campanha contra o próprio PT, a favorecer outros candidatos de outras siglas partidárias e política. Oh povinho ruim de política. Essa é a imagem que passam para o senso comum...