quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Jarbas vai à Justiça para forçar OAB a mostrar contas



O presidente afastado da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, ingressou perante a Justiça Federal - Seção Judiciária do Distrito Federal com ação de exibição de documentos para forçar o presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcante, a abrir as contas da entidade.
Jarbas acusa Ophir de instituir cartão corporativo e usá-lo indevidamente durante o período de seu segundo mandato na OAB/PA, triênio 2004/2006. Sustenta que a prestação de contas dele não comprova as despesas que relaciona, daí porque as contas, após auditagem, foram remetidas ao Conselho Federal da OAB para revisão. Jarbas afirma, no entanto, que o Conselho, presidido pelo próprio Ophir, não tomou qualquer providência.
Dentre as irregularidades mencionadas na ação, haveria cheques compensados sem a comprovação no valor acima de R$ 230 mil, pagamento de bebidas alcoólicas com verba da OAB e mais de R$ 15 mil, gastos com cartão de crédito corporativo.
Com a ação de exibição de documento, Jarbas Vasconcelos pretende que a Justiça Federal determina que a direção nacional da OAB apresente as faturas detalhadas de cartões corporativos e as prestações de contas de sua administração.
“Precisamos de transparência no processo administrativo da OAB. A inércia do Conselho Federal da OAB diante dos fatos é vergonhosa. Defendo o afastamento do presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, que comprovadamente não tem idoneidade moral para estar à frente de uma instituição como a Ordem”, afirma Jarbas.
O Espaço Aberto tentou ouvir o presidente nacional da OAB, mas não conseguiu.

No rinque, como atacante
A propositura da ação de exibição de documentos é mais uma round em que Jarbas Vasconcelos se põe no ringue na condição de atacante, desde que foi afastado pelo Conselho Federal, em outubro do ano passado, sob suspeita de irregularidades na venda de um terreno da Ordem, em Altamira, para o advogado Robério D'Oliveira.
O afastamento de Jarbas, decorrente de intervenção que ainda continua na OAB do Pará, era a catarata que faltava para que o presidente afastado passasse a pugnar, na Justiça, para não apenas reverter o processo interventivo como para evitar o seguimento de processo ético-disciplinar a que ele próprio responde, juntamento com o secretário-geral (também afastado) Alberto Campos, com Robério D'Oliveira e com Tynthia Portilho Rocha, já indiciada pela Polícia Federal, por ter confessado que falsificou a assinatura do vice-presidente da Ordem, Evaldo Pinto.

SIGA O ESPAÇO ABERTO NO TWITTER

7 comentários:

Anônimo disse...

O PREÇO QUE SE PAGA PELA TRANSPARÊNCIA NA OAB-PA
Transparência é o que todo advogado deseja e tem direito.Transparência plena,não arremedo.O advogado Jarbas está pagando um preço muito alto em termos pessoais por ter inaugurado a prática da transparência na OAB Pará,levando-a a sério. Foi eleito para isso.Como isso não interessava aos dois últimos presidentes da OAB-PA que o antecederam,aplicaram o golpe e o ardil da desastrada intervenção cujas consequências ninguém mais se arrisca a sequer imaginar quais serão...

Anônimo disse...

Este senhor esta parecendo o meu time, o Paysandu, só derrotas!

Anônimo disse...

A INTERVENÇÃO FOI UM TIRO NA DEMOCRACIA
Vê-se agora e com muito mais intensidade que a desastrada intervenção na OAB-PA, arquitetada pelos dois últimos presidentes que antecederam o Dr.Jarbas foi um flagrante tiro na democracia pela qual o cinismo dos arquitetos e acólitos é evidente.Jarbas foi eleito pela advocacia paraense para administrar a OAB do Pará -para os advogados e advogadas tanto os mais experientes quanto para os jovens-que militam neste Estado. E levou isso muito à sério. Está pagando o preço. E agora mais do que nunca há de levar a sua seriedade e honorabilidade a nível nacional.Pois agora é uma questão de honra e de respeito pela advocacia paraense defender os valores mais importantes da OAB do Brasil.

Anônimo disse...

Pseudo-transparência, meu caro das 08:24! Nunca antes na história da OAB/PA se fez tanta lambança como na breve era Jarbas.

Anônimo disse...

Esse Jarbas acumula derrotas na Justiça Federal e agora quer sujar o Conselho Federal da OAB. Realmente, parece um louco que cai no ringue e se levanta pra cair de novo. Coitado, dá até pena de ver esse despero de derrotado.

Anônimo disse...

Ele colocou as advogadas mais "competentes" do escritório dele para assinar a ação. Os paus mandados Eduardo Imbiriba e João ìndio se recusaram a assinar kakakakakaka

Anônimo disse...

O Jarbas já era - só ele não percebeu isso.