quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ophir Cavalcante: denúncias não passam de calúnias

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, esclareceu que a ação de exibição de documentos que o presidente afastado da OAB Pará, Jarbas Vasconcelos, protocolou em Brasília é mais um factóide por ele criado para desviar o foco do objeto central, que é o seu afastamento por graves acusações de desvio de conduta na condução da direção da OAB-PA. Ophir garante que suas prestações de contas são transparentes e que todas as despesas têm comprovação e justificativa, inclusive as poucas realizadas por meio de cartão corporativo. As contas estão disponíveis no site do Conselho Federal (www.oab.org.br) para consulta de todos os advogados e da sociedade brasileira.
Para Cavalcante, as declarações de Vasconcelos revelam irresponsabilidade e falta de compromisso com a OAB. “A Ordem é uma entidade séria, que tem um rigoroso controle interno e cujas contas de seus dirigentes são examinadas por uma Câmara especializada composta de 27 membros. A ação proposta é mais um factóide para desviar o foco daquilo que ele procura esconder que é o seu afastamento por desvio de conduta da direção da OAB-PA”, ressalta o presidente, ressaltando que Jarbas Vasconcelos nunca requereu ao Conselho Federal da OAB qualquer pedido de prestação de contas relativamente à gestão atual.  Ophir Cavalcante definiu como caluniosas as acusações de que receberia R$ 40 mil da receita do Exame de Ordem e informou que tomará as medidas judiciais cabíveis. “A irresponsabilidade pelas denúncias é tamanha que se chega ao absurdo de fazer uma afirmação desse tipo, uma mentira deslavada que merecerá as medidas judiciais para que o presidente afastado
comprove essas afirmações mentirosas, cujo objetivo é somente de caluniar”, afirma Cavalcante. Cavalcante ressaltou, ainda, que todas as medidas judiciais contra a intervenção na OAB do Pará e o afastamento dos envolvidos, até o dia de hoje, foram mantidas pela Justiça Federal. “A Justiça deu total razão às providências saneadoras adotadas pelo Conselho Federal, que, por 22 votos a 4, decretou a intervenção na OAB do Pará”, lembra o presidente do Conselho Federal, ressaltando que os ataques que estão sendo realizados demonstram que Vasconcelos está a serviço daqueles que querem um Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fraco. “Fato este que é lamentável, por ser uma deserção a uma luta da sociedade e da advocacia brasileiras, que querem uma justiça forte”, argumenta.

Fonte: Assessori de Imprensa da OAB Nacional

SIGA O ESPAÇO ABERTO NO TWITTER

8 comentários:

Anônimo disse...

Se eu fosse o Presidente, colocava essa Jarbas atrás das grades e tirava sua carteira de advogado. Ele não merece mais ser chamado de advogado e continuar enlameando a classe e a OAB.

Anônimo disse...

Lembrei de Luis Melodia cantando:
"...lava roupa todo dia, que alegria..."

Anônimo disse...

Rapaz, esse Jarbas Vasconcelos não se manca não? Não bastava o PT e o PV jogarem lama na OAB-PA e agora querem jogar lama em todo o sistema OAB?

Anônimo disse...

Os advogados paraenses não suportam mais esse Jarbas Vasconcelos. Já perdoaramn o Albano (foi mais digno em reconhecer seu equívoco) e até o Robério (comprador do terreno), Mais ninguém engolhe mais esse rapaz e ele não consegue ver a realidade.

Anônimo disse...

As pessoas têm de ter a humildade de pereceber que não são insubstituíveis. Nem na monarquia era assim. Portanto, ophir deveria licenciar-se do cargo de presidente para se defender com isenção, sem usar a estrutura e recursos da OAB como tem feito, fato que por si só já configura uma ilicitude estatutária.Essa história de que é calúnia ou factóide não cola mais.Enquanto ele insistir em se defender no exercício do cargo, ele demonstra que não confia nos demais membros da diretoria executiva da OAB nacional e a OAB continuará a sangrar em sua credibilidade adquirida sob duras penas por honrados ex-presidente. Ele está com medo...

Anônimo disse...

Advogado verdadeiro não é aquele que se acovarda. Parabéns Jarbas, siga em frente, pois é o Estado Democrático de Direito que está em jogo.E lutar pelo Estado Democrático de Direito com discurso é fácil, mas lutar pela sua defesa na substãncia e na realidade dos fatos é outros quinhentos.

Anônimo disse...

Mais ridículo que o Jarbas Vasconcelos do PT é o Zé Carlos do PV: o blog dele só noticia as ações do grupo de Jarbas; não noticia as dezenas de derrotas que eles já acumulam. Por isso eu gosto do Espaço Aberto: noticia tudo. Parabéns.

Anônimo disse...

Quem ainda tem coragem de dizer "parabéns Jarbas". O homem tá ferrado e ainda dizem isso... E só se ferra cada vez mais. E olha que ele ainda nem responde aos processos criminais que vão chegar pelas costas. Os anônimos amigos dele deveriam lhe dar bons conselhos, mas não dão. Por isso ele se enterra cada vez mais.