terça-feira, 6 de setembro de 2011

Por que tanta litigiosidade no Judiciário?

De um Anônimo, sobre a postagem Metade dos processos do país está em quatro tribunais:

Vamos pensar.
Serão, esses números, reflexos da inérxia da Justiça ou da miséria social brasileira?
Por que tanta litigiosidade?
Será pela falta de distribuição equânime dos bens e dos serviços, das riqeuzas e das oportunidades? Ou será que o fator central mesmo é o modelo de jurisdição inerte do sistema jurídico brasileiro? Será o Legislativo que não enxerga o problema processual e não enxuga a legislação ou será o Executivo que não pormove a distribuição social e igualitária das rendas?
Ou serão todas essas questões (somadas), com suas causas e efetiso, que levam o Judiciário ao estrangulamento?
Então, vamos começar a eleger melhor os nossos representantes, sem troca de favores. Vamos melhorar a educação, o emprego, a moradia, o trabalho, a saúde, a distribuição de renda. Vamos elevar a cidadania. O problema não é o Judiciário e os seus números alarmantes. O Judiciário é uma centelha no problema chamado Brasil desigual (em todos os sentidos).
Creio que, a partir disso, os números da litigiosidade cairão. Alguém tem dúvida?

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha ai o que fez o Mnistro Joaquim Barbosa, considerado, por muitos, como o ícone da Justiça.
Se o investigado fosse mané, já estaria é preso!

Não duvido se inocentar o Dirceu do mensalão!

A matéria foi publicado no blog do fred, da folha on line.


"Supremo isenta senador Jorge Viana de inquérito

MPF não vê indício de participação em fraude

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, acolheu manifestação do Ministério Público Federal e determinou a devolução à Justiça Federal do Acre de inquérito (*) para apurar a suspeita de fraude em licitação com indício de participação do senador Jorge Viana (PT-AC).

A suspeita foi levantada com a aquisição de um helicóptero Esquilo por cerca de R$ 7,9 milhões, valor que supera em R$ 1 milhão o preço pago por outros Estados.

O nome do senador surgiu no inquérito a partir de questão levantada por delegado da Polícia Federal interessado em saber se Viana havia presidido o Conselho de Administração da Helibrás.

Para o relator, isso não é suficiente para justificar a inclusão como investigado no inquérito. Segundo Barbosa, antes que o nome do senador fosse mencionado pela autoridade, não havia surgido qualquer indício de que Viana tivesse de algum modo concorrido para a prática do crime.

(*) Inquérito 3120"

Anônimo disse...

Eu acho que o motivo de tanta litigiosidade é que o brasileiro é "um homem cordial", como dizia o pai do Chico Buarque de Hollanda...

Anônimo disse...

O RS é o Estado que, proporcionalmente, mais litiga. Lá, a questão é cultural, tanto que diversas decisões originais vieram de território gaúcho. Acho que eles são irresignados mesmo, além de não se conformar com determinadas coisas. Quanto ao resto do país, vale uma pesquisa.