segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Números do Vox Populi não devem ter agradado a Jader

Ao contrário do que se previa, o Diário do Pará deixou de publicar, em sua edição de domingo, a pesquisa que contratou junto ao Vox Populi, que ouviu eleitores em todo o Estado sobre as intenções de voto para presidente da República, governador e senador.
A coleta dos dados foi feita no período de 4 a 7 de setembro, ou seja, encerrou-se na terça-feira passada.
Até o início da tarde de ontem, por volta das 15h, a direção do jornal avaliava sobre a conveniência de publicar ou não os resultados.
E acabou decidindo que seria melhor não publicá-los.
A primeira conclusão que salta dessa decisão é óbvia: os números que brotaram do levantamento do Vox Populi estão aquém, muito aquém das expectativas do deputado Jader Barbalho (PMDB), em relação à sua própria candidatura para o Senado.
Os números soprados ao blog, e que evidentemente não podem ser divulgados, indicariam que Jader precisa pôr os pés na estrada com mais afinco do que já está pondo, para não ter surpresa desagradáveis.
Tem mais.
O deputado não ficou assim tão tranquilo como se imagina com os resultados que a última pesquisa do Ibope revelou na disputa para o Senado.
Para consumo interno, ele se mostrou aparentemente tranquilo.
Mas dentro de seus domínios, não.
E nem poderia ser diferente.
Os números, até aquela altura – final de agosto -, mostravam Jader com 50%, Paulo Rocha (PT) com 28% e Flexa Ribeiro (PSDB) com 23%.
Há, todavia, um detalhe relevante a considerar nessas circunstâncias e que não passou despercebido de Jader: são três os candidatos pedindo voto pra ele.
Três.
O próprio Jader pede que votem nele.
Paulo Rocha também recomenda que o segundo voto seja para Jader.
E Flexa Ribeiro, idem.
Mesmo assim, o deputado só obteve 50%.
Ponderado dessa forma, esse índice de intenção de votos é baixo, considerando-se que Jader, em relação a seus dois concorrentes, é o mais conhecido em todo o Pará.
Além disso, a pesquisa Vox Populi com certeza deve ter detectado algum efeito da decisão do TSE que barrou a candidatura do deputado com base na Lei da Ficha Limpa.
Seguramente, o efeito não deve ter sido positivo para candidatura de Jader.
Ele sabe que decisões assim criam uma grande confusão na cabeça do eleitor, que não entende como é que o deputado, mesmo com a candidatura impugnada pelo TSE, ainda continua candidato, até o pronunciamento final do Supremo Tribunal Federal, que ninguém sabe quando será anunciado.
Por tudo isso, Jader deve ter avaliado que, pelo sim, pelo sim, é melhor guardar os números da pesquisa.
Deve ter avaliado que é melhor deixarem fazer especulações sobre os números do que mostrá-los em seu jornal.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ah, Pulo nos poupe e poste meu comentpario, queres mais de 50%, ainda achas pouco?

André Carim disse...

Caro PB:
Ao te felicitar pela postagem, na qual evidencias apreensão pelo bom curso da candidatura de Jader Barbalho ao Senado, tranqüilizo-te, lembrando que as 50% de intenções de votos apurados pelo Ibope são referentes ao primeiro voto, ou seja, ao voto do eleitor cativo de Jader, entre os quais modestamente me incluo. Já os números alusivos ao segundo voto, estes sim, aditivados pelas recomendações de Rocha e Flexa, não foram mensurados pelo Instituto, de maneira que podemos apenas divagar sobre eles, da mesma forma que fizestes com a pesquisa ainda não publicada do Vox Populi, em tua postagem. O correto é que a campanha do PMDB permanece em compasso acelerado, diversos municípios são visitados diariamente e a receptividade do povo é calorosa, até mesmo carinhosa, pelo menos foi o que percebi nas ocasiões em que acompanhei a comitiva. Tenha certeza de que Jader Barbalho vai representar o Pará no Senado impulsionado por uma votação histórica de quase três milhões de votos.

Anônimo disse...

Ainda bem que não sou um "eleitor cativo", senão estaria raciocinando ao contrário. Na verdade, torço para que haja um naufrágio dessa figura política do nosso estado. Muito conhecido no Brasil não pelo Pará que ele "diz que fez", mas sim por outros motivos. Mesmo que ainda tenha votos cativos, seria muito bom que não se elegesse. Mas ainda tem o STF que, no frigir dos ovos, pode interromper os seus "belos" planos.

Anônimo disse...

Infelizmente, Jader terá a maior votação da sua vida pública. É pra lamentar. Muito. Pobre Pará. Não tem sorte mesmo. Olhaí a nossa governadora, a pior da história política do Pará. E pra completar: ainda temos o nosso prefeito, "o huno que(des)governa Belém".....Putz!Apelar pra quem?
yo

Anônimo disse...

É, MANO, PELO ANDAR DA CARRUAGEM O JAJA VAI DANÇAR EM BRASILIA (STF), CONSIDERANDO QUE O RELATOR DO CASO RORIZ JA SE MANIFESTOU A FAVOR DO VETO DA CANDIDATURA DESTE. O JAJA VAI NO MESMO CAMINHO E O PAULO ROCHA TBEM. PODEM SE DAR BEM AI O FLEXA E A MARINOR. VALEW. OBSERVADOR.

Anônimo disse...

Assino embaixo o comentário do anônimo das 11:34 e tenho certeza que o Pará ético agradeceria penhoradamente ao STF, se decidir por "arquivar" esse político que deslustra as coisas boas do nosso Estado.
Vou com frequência a São Paulo e quando sabem que sou paraense, logo ligam o nome desse cidadão ao que de pior existe na política,
Oxalá os eleitores cativos meditassem melhor e migrassem para um novo nome, sem essa folha-corrida negativa.