sexta-feira, 9 de julho de 2010

Entidades criticam situação da liberdade de expressão

Do Comunique-se

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) enviaram à Sociedade Interamericana de Imprensa um relatório criticando os obstáculos que a liberdade de expressão enfrenta no País.
O documento critica a tentativa de restabelecer a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão e a norma da Anvisa que limita a publicidade de alimentos e bebidas.
No relatório, as entidades citam a censura aos jornais O Estado de S. Paulo, no caso envolvendo o empresário Fernando Sarney, e Diário do Grande ABC, causada por ação movida pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.
O texto lembra ainda de quatro atentados à liberdade de expressão entre março e junho deste ano. Em abril, o apresentador de TV Handson Laércio foi baleado em Bacabal, no Maranhão. Em maio, Gilvan Luiz, dono do jornal Sem Nome, foi sequestrado e agredido em Juazeiro do Norte, no Ceará. No mesmo mês, policiais tentaram intimidar profissionais do Diário Catarinense, em Florianópolis, e um grupo tentou impedir a circulação de O Globo que trazia acusações contra um ex-prefeito de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, comprando todas as edições do diário.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para com isso Paulo, tú és jornalista sem diploma provavelmente, senão não colocarias um poster desse onde só aparecem entidades PATRONAIS donos de jornais de rádios etc. liberdade de imprensa no brasil não há enquanto o repórter não tiver autonomia sobre suas matérias e pauta, frente à emissora, a edição é do dono do veículo que veicukla o quer e o que manda, isso sim é falta de liberdade de expressão no Brasil.