sexta-feira, 2 de julho de 2010

A polarização. Onde está a polarização?

De um Anônimo, sobre a postagem PSDB e DEM na estaca zero. Ainda.:

Eleições 2010, misturou tudo!

O Estado do Pará, assim como outros do Norte e Nordeste, foi marcado no século XX por grandes disputas polarizadas entre grupos e chefes políticos declaradamente rivais, como veremos a abaixo:

1) Antônio Lemos X Lauro Sodré;
2) Magalhães Barata x Zacarias de Assunção;
3) Alacide Nunes X Jarbas Passarinho;
4) Jader Barbalho X Alacid Nunes;
5) Hélio Gueiros X Jáder Barbalho;
6) Almir Gabriel X Jáder Barbalho;
7) Ana Júlia X Almir Gabriel.

Na conjuntura atual das eleições 2010, contudo, essa polarização desapareceu parece até a piada do bêbado do ônibus que no auge da sua embriaguês dividia o ônibus "deste lado só veado e deste só corno".
Irritados, os passageiros ofendidos se amontoaram de pancada em cima do canabrava e, eis que um deles por fim perguntou "e agora bêbado quem é corno e quem é veado?". Sem perder o trôpego rebolado, o maluco beleza respondeu: "Não sei mais de nada, misturou tudo!"
Assim intuo que muitos de nós, espectadores do palco político paraense, nos sentimos com relação a todas essas esdrúxulas alianças já estabelecidas e outras tantas em curso agora mesmo enquanto escrevo essas linhas.
Qual a razão do aparente ou real desaparecimento das diferenças, rivalidades históricas, ideológicas, programáticas, estratégicas, táticas, entre outras?

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora é Ana Júlia X Jader Barbalho. Jader pensou e ficou igual pavão quando muitos deitaram falação dizendo que ele era um grande estrategista. Ficou isolado e corre o risco de não se eleger. Só se a Valéria não for candidata ao Senado que ele tem chances de se eleger senador, com menos voto que o primeiro. É aguardar as eleições e conferir o resultado.

Anônimo disse...

Pobre Pará, cada vez mais desprovidos de políticos que tenham dignidade e valores morais.E o povo que se lixe!