sábado, 7 de novembro de 2009

Novos bloqueios em rodovias estaduais do Pará

No AMAZÔNIA:

Foram registrados bloqueios ontem de duas rodovias estaduais nas regiões Sul e Sudeste. A PA-150 ficou interditada parte da manhã e à tarde em Eldorado dos Carajás, exatamente na curva do 'S' e quase na entrada de Xinguara. A PA-160, que liga Canaã dos Carajás a Parauapebas, sofreu interdição desde a noite de anteontem e só foi liberada na manhã de ontem depois que PMs do Comando de Missões Especiais chegaram para liberar a via. Duas lideranças do MST foram presas e estão na delegacia de Eldorado. Estas foram as primeiras prisões efetuadas desde a última quarta-feira, 4, quando começaram os ataques.
Chamou a atenção durante a ação do Batalhão de Choque da PM a participação de dois defensores do núcleo da Defensoria Pública de Eldorado, apoiando o bloqueio inclusive com carro oficial do órgão.
A PM fez ontem uma reintegração de posse em fazenda de Tailândia. Hoje, outras duas reintegrações devem ocorrer no município. Uma das propriedades não foi ocupada, mas sofre invasão periódica dos chamados 'sem toras', que entram na área para retirada ilegal de madeira, de acordo com José Salles.
A PM acredita que os ataques do MST têm relação com as reintegrações de posse que estão sendo efetivadas. 'Nenhum tipo de protesto vai atrasar nossas ações', afirmou o subcomandante da PM, coronel Augusto Leitão. Ele e o delegado geral de Polícia Civil, Raimundo Benassuly, comandaram a operação de desobstrução porque havia risco de confronto. A polícia está usando armas não letais.

Nenhum comentário: