domingo, 6 de setembro de 2009

UFPA busca qualidade editorial

No AMAZÔNIA:

Para fortalecer a pós-graduação e incentivar a produção científica na UFPA, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação lança o primeiro edital do Programa de Apoio à Publicação Qualificada, disponível no endereço www.propesp.ufpa.br. O documento prevê o custeio de despesas de tradução, revisão, preparo de imagens e taxas de publicação de artigos submetidos a revistas científicas bem avaliadas pelo Sistema Qualis de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Podem solicitar a ajuda financeira alunos e professores de mestrado e doutorado da UFPA, integrantes de grupos e pesquisa da Instituição cadastrados e atualizados na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ex-alunos que tenham defendidos monografias e teses em programas de pós-graduação da Universidade há menos de 18 meses da data da submissão da proposta, desde que o solicitante seja o primeiro autor do artigo. Cada publicação pode receber até R$ 950,00.
São 152 mil reais disponíveis para a concessão de apoios que devem beneficiar cerca de 160 publicações, e cada programa de pós-graduação pode submeter quantas propostas desejar à Diretoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp). 'Esperamos que este dinheiro seja insuficiente para a enorme quantidade de publicações de qualidade produzidas na UFPA, nas várias áreas do conhecimento. Se isso acontecer, vamos tentar arrecadar mais recursos para apoiar o maior número possível de pessoas. Este edital é o primeiro e, ao avaliar o processo ao longo dessa seleção, teremos como aperfeiçoar o serviço', assegura o reitor da UFPA, Carlos Maneschy.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, 'essa é uma iniciativa da Universidade para alavancar a produção de trabalhos de alta qualidade na Instituição que possibilitará que eles cheguem às melhores revistas e isso irá resultar na melhoria geral da pesquisa, da pós-graduação e da avaliação da UFPA na Capes'.
'Sabemos que cerca de 40% da avaliação dos cursos de pós-graduação está baseada nas publicações do Programa. Esta iniciativa da UFPA vai nos permitir que muitos trabalhos de grande qualidade, que estavam sendo publicados em revistas inferiores ao seu potencial, ajudem a fortalecer os cursos de mestrado e doutorado. Iremos nos empenhar para aproveitar essa oportunidade', conta Sandro Percário, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da UFPA.

Nenhum comentário: