sábado, 5 de setembro de 2009

Socorro Coelho é a nova secretária de Educação

Da Agência Pará

Dar continuidade ao trabalho de fortalecimento da educação e aproximar a gestão estadual da sociedade civil e de diretores de escolas e regionais. Em síntese, esse foi o foco do discurso de posse da nova titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Socorro Coelho, que assumiu o cargo nesta sexta-feira (4), em cerimônia no Centro Integrado de Governo. Professora concursada do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará e doutora em Educação, Socorro Coelho substitui Iracy Gallo Ritzmann.
Empossada pela governadora Ana Júlia Carepa, a nova secretária citou os desafios específicos da área, justificando que há necessidade, além da capacidade técnica de gestão, de "não esquecer que a educação é uma instituição social e que a escola é um empreendimento cultural. Por isso, investir na escola é a medida mais radicalmente revolucionária e democrática", declarou.
Socorro Coelho falou de continuidade, agradecendo ao trabalho feito pelos secretários que A antecederam no Governo Popular, Mário Cardoso e Iracy Gallo, e adiantou a criação de novos espaços de diálogo. "Vamos criar o Fórum da Educação Democrática, incluindo a sociedade civil, e o Fórum de Diretores de UREs e USEs. Também queremos manter e ampliar o espaço de diálogo com os trabalhadores e colocar a gestão mais próxima da escola. Para isso, irei despachar pessoalmente nas UREs e USEs", disse a secretária, recebendo aplausos de uma platéia formada por servidores da Seduc, secretários de Estado, vereadores, deputados e prefeitos.
A governadora Ana Júlia Carepa agradeceu à secretária Iracy Gallo pela contribuição ao projeto do Governo do Estado e elencou alguns avanços conseguidos durante a sua passagem pela Seduc. "A secretária Bila pediu para deixar o cargo porque vai assumir novos desafios como gestora de educação, talvez em outra esfera de governo, o que não cabe a mim adiantar nesse momento".
Entre as contribuições de Gallo destacadas pela governadora, estão a implantação de eleições diretas para diretores nas escolas estaduais e a instalação do Fórum de Secretários Municipais de Educação; a adesão pioneira entre os Estados ao programa Brasil Profissionalizado, que assegurou o investimento de R$ 15 milhões no equipamento e construção de escolas profissionalizantes; a ampliação do programa Escola de Portas Abertas, criado pelo governo federal, mas realizado em algumas escolas com investimento exclusivo do governo do Estado; além da recuperação de diversas escolas.
"Temos um trabalho contínuo pela educação de qualidade. Estamos recebendo de braços abertos a professora Socorro, que tem um compromisso com a educação, assim como o professor Mário Cardoso e a professora Bila Galo, que iniciaram esse processo de transformação no nosso governo", concluiu a governadora.
A escolha de Socorro Coelho, membro do Partido dos Trabalhadores, foi bem recebida por políticos e militantes do partido, como o deputado federal Paulo Rocha. "A escolha da Socorro, que é uma militante histórica do PT, coloca a cara do PT na educação no nosso Estado. É um processo de continuidade em uma área que sempre foi muito cara ao projeto do nosso partido, que sempre consideramos como estratégico para o processo de mudança."

-------------------------------------------

Na foto acima, da Agência Pará, Socorro Coelho assina o termo de posse, ao lado da governadora Ana Júlia

4 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer então que, conforme Paulo Rocha, só agora é que a Educação tem a cara do PT do PRo?
Que só agora estará acontecendo a mudança, é?
Enquanto era PT da Ana, não era nada disso?
Pobre educação oficial, que vive dos "donos" ocasionais...
Lamentável retalhamento de interesses, isto sim.
E a qualidade do ensino que se lixe.

Anônimo disse...

Está provado: esse governo é mesmo zoológico.

Anônimo disse...

Conheço a Socorro Coelho da UFPa, mais precisamente do DACE. Desde que a conheci, percebi sua inteligência e compromisso com a educação. É uma profissional de luta.Conseguia conciliar movimento estudantil com a sua responsabilidade como aluna, ou seja, não se evadia de sala para participar de movimento. Acredito na nova secretária. Peço a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que a proteja e que Deus a abençoe nessa sua nova caminhada. Joelcio

Anônimo disse...

Quando será que nesse governo de Ana Julia as exonerações de secretários vão deixar de existir? Só faltam 16 meses para o final desse desastre e as substituições continuam. Entra Coelho sai Gallo na educação!! Só jogando no bicho pra ver o que vai dar!!