domingo, 6 de setembro de 2009

Saída da cidade é intensa

No AMAZÔNIA:

A maioria dos belenenses não quis ficar na cidade no feriadão de 7 de setembro. O movimento de saída para Mosqueiro e interior do Estado começou a ficar intenso desde a tarde de sexta-feira (4). No Terminal Rodoviário de Belém, que estava lotado ontem, a procura por passagens nos guichês aumentou até 70%. Os principais destinos eram Vigia, Colares, Capanema, Bragança, Salinas e Marudá. Na Praça da Leitura, em São Brás, a fila de passageiros que seguiriam para a ilha de Mosqueiro também era grande.
Acompanha do marido, da filha e de uma prima, a dona de casa Silvane do Carmo Silva, de 22 anos, partiu, na manhã de ontem, rumo a Mocajuba. 'Eu não imaginava que tanta gente fosse sair da cidade. Não costumo viajar em feriadão, mas como vai ter festa lá na cidade da minha mãe, resolvi ir desta vez', disse, enquanto aguardava para comprar sua passagem, no terminal.
Na empresa Estrela do Mar, o aumento nas vendas de passagens chegou a 70%. A maioria das pessoas ia para Vigia e Colares. 'A gente já esperava isso. O movimento está assim desde ontem (sexta)', disse a vendedora Lucila Oliveira. A empresa Boa Esperança também registrou aumento de 70% nas vendas, segundo a funcionária Giuvânia de Fátima.
Muitos passageiros, ao invés de ir de ônibus, resolveram seguir viagem de van. 'Está acima da expectativa. Todos os carros estão saindo lotados', disse Valéria Santiago, funcionária do Sindicato dos Proprietários de Micro-ônibus e vans do Estado do Pará. Segundo ela, no guichê de compra do sindicato, os locais mais procurados eram Salinas, Marudá e Bragança.
Mosqueiro - A fila de passageiros rumo a Mosqueiro também foi extensa, sexta e sábado, na Praça da leitura, em São Brás. De acordo com Edmundo Castro, fiscal da Companhia de Transporte de Belém (Ctbel), um ônibus saia a cada dez minutos do local. Todos seguiam viagem lotados. No total, foram disponibilizados 23 coletivos para fazer o trasporte dos passageiros à ilha. Ainda de acordo com Edmundo, a média de espera na fila era de 40 minutos.
'Não imaginava que fosse ter tanto movimento nesse feriadão', disse a técnica de enfermagem Regivane Nogueira, de 36 anos, que viajava com os dois filhos, de 9 e 15 anos. Ela chegou à parada às 8h45 e conseguiu embarcar às 9h30.

Nenhum comentário: