quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pará tem 188 casos de gripe

No AMAZÔNIA:

Já chega a 188 o número de pessoas que contraíram a gripe suína no Pará. Os números são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que divulgou um boletim com as estatísticas da doença no Estado. Segundo o órgão, até ontem, foram notificados 551 casos desde o registro do primeiro caso, confirmado no dia 26 de junho. Conforme a Sespa, que registra dois óbitos por gripe suína, 116 casos suspeitos aguardam resultado de exame laboratorial, processados no Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém.
Os números da Vigilância Epidemiológica da Sespa mostram, ainda, que do total de 188 casos confirmados, 79 foram feitos por vínculo epidemiológico (confirmados após minucioso atendimento e monitoramento clínico) e 109 através do PCR, exame realizado através de material de nasofaringe, colhido pelos técnicos do Laboratório Central (Lacen) e enviados para análises no Evandro Chagas. A Vigilância confirma que do total de casos notificados, 234 foram descartados para o H1N1 e 13 atestaram a Influenza Sazonal, ou gripe comum.
As orientações à população pela Sespa continuam. 'Os casos confirmados e seus contatos devem permanecer em isolamento domiciliar, utilizando máscara por um período de sete dias, a partir do aparecimento dos primeiros sintomas. Caso os contatos domiciliares apresentem sintomas como febre superior a 38º C, tosse e dispneia ou outro sinal de gravidade, no período de isolamento domiciliar, é preciso procurar assistência médica na rede pública ou privada', especifica o boletim do órgão.
Sobre o novo protocolo de manejo clínico, determinado pelo Ministério da Saúde, Ana Helfer, coordenadora da Vigilância Epidemiológica estadual, diz que apenas os pacientes que estiverem internados e os que pertencem ao grupo de risco, como portadores de doenças renais, cardíacas, respiratórias, além de grávidas, menores de 2 anos e maiores de 65, poderão ser submetidos ao teste que confirma a presença do vírus H1N1 ou não.
Suspeitos - No Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), 28 pacientes sob suspeita de infecção pelo vírus H1N1 aguardam resultado laboratorial que está sendo processado pelo Instituto Evandro Chagas (IEC). Os laudos devem ser conhecidos a qualquer momento.
O hospital, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que ontem, três pacientes internados com suspeita de gripe suína aguardavam pelo resultado, sendo uma criança de cinco meses de idade, um adolescente de 13 anos e uma jovem de 19 anos. Todos apresentam quadro clínico estável e aguardam resultado de exame.
De abril até agora, o 'Barros Barreto' fez atendimento ambulatorial de 117 pacientes com suspeita da nova gripe, dos quais 09 tiveram resultado positivo para o vírus H1N1. No mesmo período, o HUJBB internou 77 pacientes com suspeita da doença, dos quais 13 tiveram resultado positivo para o vírus.

Nenhum comentário: