quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Na era tucana, paralisia, violência e irregularidades

No Blog do Bordalo, sob o título acima:

A governadora Ana Júlia fez a opção política de o Estado não mais servir para proteger os fortes e punir os fracos, não se sujeitar mais a ser a gerência de interesses privados em detrimento do interesse público. Por isso, construiu um planejamento de execução de reintegrações de posse para que a vida fosse preservada no meio rural paraense.
Agindo com essa determinação que saímos de campeões de violência no campo para campeões em redução desta violência e estamos encaminhando o mais vasto programa de regularização fundiária da história do Pará (leia nota acima), visando estabelecer um ambiente pacífico, legal e seguro para os investimentos. Para se ter idéia, dos 173 mandados de reintegração de posse recebidos dos anos neoliberais, restam apenas 63.
Mas, no governo tucano, uma gestão incompetente e descompromissada produziu a paralisia, a violência e a fraude, cujo maior símbolo foi o Massacre de Eldorado dos Carajás.
Os 6.102 títulos de terra registrados nos cartórios imobiliários estaduais que possuem irregularidades somam 110 milhões de hectares, equivalentes ao próprio Estado do Pará em áreas griladas, ou seja, usurpadas do Poder Público.
Por isso, apresentei requerimento na Assembléia Legislativa para a instalação da CPI da Grilagem, para uma elite sem projetos de desenvolvimento não mais atentar contra a economia, natureza e povo paraenses.

6 comentários:

Anônimo disse...

Taí, essa eu não sabia e ninguém me avisou: moro num oásis de paz e segurança e bem estar, sumano.
Onde não mais se protege o mais forte e a prioridade é o mais fraco.
Chato é que, quando a gente acorda e sai a realidade é outra, poxa.

Anônimo disse...

E nós aqui, sujeitos à insegurança que grassa na cidade sem qualquer "planejamento"?

Ontem à tardinha minha massagista, uma pobre batalhadora, arrimo da sua família, esteve aqui em casa colocando a minha coluna no lugar.

E hoje, às 10 horas da manhã, ela está morta, atropelada por um ônibus nesse trânsito infernal em bairro nobre da cidade, quando se dirigia para atender outro cliente, isto é, para continuar a dura batalha diária pela vida.

Anteontem, foi a vez de um amigo meu que passou duas horas sob a mira do revólver de assaltantes que "tão nem aí" pra esse tal de "planejamento" que só serve pra dar emprego (não necessariamente "trabalho") para cabos eleitorais.

Triste Brasil! Triste Pará!!

Anônimo disse...

Com esse arrazoado, fica parecendo que o governo Ana Julia é o máximo e tudo que antes havia era o caos.
Quanta pretensão !
Segurança : a pior de todos os tempos;
Educação: Abaixo de qualquer avaliação ;
Saúde: Nunca o Pará esteve tão abandonado.
E vai por aí, a Secretaria de Transportes inoperante, o Detran só preocupando-se em arrecadar dinheiro, a Secretaria da Fazendo com o Zé Trindade afundando o Pará e tome ineficiência.
Politicamente, virou balcão de negócios.
Que 2010 chegue logo para o povo escolher um governante realmente comprometido com as mudanças que o Pará precisa.
Deptudado Bordalo, menos... por gentileza !

Anônimo disse...

O blog do Bordalo deveria se chamar: Bordalo delirante...
Onde Bordalo está?
1. não anda pelas secretarias do estado, onde está faltando tudo, até café e açucar, isto sem falar do vencimento base dos técnicos que é R$0,02 acima do salário mínimo - isso mesmo, 0,02 centavos a mais do que o SM;
2. não lê jornais, onde as notícias sobre os hospitais estaduais mostra que a saúde está em estado terminal;
Quanto a grilagem de terras, sugiro ao nobre deputado, que dê uma passada pela Alça Viária, entre em um dos ramais e identifique uma propriedade, sem fronteiras e demarcações, pertencente a um "nobre secretário de estado" que tem ou tinha até mastro com a bandeira do MST pendurada.

Anônimo disse...

E não é que o deputado tem razão? Vejam as imagens, logo abaixo: a governadora planta um pé de acaju, nas terras da pobrezinha da Alcoa, que ela, mais que os tucanos, defende com unhas e dentes. Chamou polícia, PM, Força Nacional pra defender os pobrezinhos dos empreiteiros que só querem garantir seus míseros trocadinhos construindo usinas no Xingu, contra esses milionários que são os índios, os caboclos ribeirinhos, criminosos que só visam o lucro. Está defendendo a regularização das terras desses coitadinhos como o Daniel Dantas, que às custas de muito sacrifício transformaram castanhais públicos em pastagens privadas pra lavar seus´pobres dinheirinhos e que esses gananciosos camponeses insistem em querer invadir. Esbravejou contra o Ministério Público Federal que insiste em atacar pecuaristas pobrezinhos que colocam seus pequenos rebanhos em reservas florestais. Realmente, o deputado tem razão.

Bia disse...

Caro Paulo,

o Deputado Bordalo mente que nem pão quente. Se não mente, inventa.

Todo o processo de reestruturação do ITERPA, do qual este governo tem bons proveitos - porque a direção do ITERPA, diferente do Governo, é séria e compromissada com a resolução da questão fundiária - foi iniciado no final do segundo Governo Almir e intensificada no Governo Jatene.

Um processo longo e caro, cujo financiamento foi possível graças ao programa Pará Rural, que, aliás, não se sabe bem que rumo tomou.

Lamentavelmente, isto não foi suficiente. A Operação paz no Campo da Governadora foi capaz de interromper um processo pacífico de soluções - que não começou com ela - e favorecer o assassinato de dezena e meia de lideranças rurais em Xinguara e Conceição do Araguaia, a partir do desencadeamento da operação. Mas isto, com certeza, não está blog do deputado, ainda que esteja nas atas das audiências públicas realizadas naqueles municípios e na memória dos que ali vivem.

Abração, Paulo.