quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Elevador cai do 11º andar

No AMAZÔNIA:

A queda de um elevador do edifício Banna, localizado na avenida Magalhães Barata, entre Alcindo Cacela e 14 de Março, no bairro de Nazaré, assustou os moradores do prédio. O elevador despencou do 11º andar, por volta das 7 horas de ontem, com oito pessoas dentro, causando teve ferimentos leves no braço de uma delas. Para a síndica do edíficio, Tereza Coelho, o episódio não pode ser considerado um acidente visto que não houve vítimas. 'Ninguém precisou ir ao hospital, não houve lesões graves, portanto não pode ser chamado isso de acidente', justifica. Segundo ela, havia onze, e não oito, pessoas no interior do elevador. A superlotação seria o motivo da queda.
De acordo com moradores do edifício, o elevador apresentou problemas no 11º andar, logo após a entrada de quatro pessoas. 'Entrei no elevador no 16º e não percebi nada de estranho, mas quando chegamos no 11º andar entraram mais quatro pessoas. Assim que a porta se fechou o elevador despencou', contou o morador João Almeida. Segundo ele, o desespero tomou conta das pessoas que estavam no local no momento do acidente. 'Foi terrível, pois sentimos que o equipamento estava caindo. Tinha um senhor de idade no elevador que ficou muito assustado e precisou de ajuda para sair do local. Foi um grande susto para todos, pois estávamos no 11º andar e pensamos logo no pior', relatou o morador.
Um condômino, que preferiu não se identificar, apontou a falta de manutenção como o motivo do problema. 'Este é um prédio antigo, o que significa que os equipamentos apresentam defeitos, o problema é que a manutenção não vem sendo feita regularmente. O elevador necessita de atenção especial, pois utilizamos o equipamento todos os dias. O condomínio deveria priorizar a manutenção, pois é disso que precisamos', reclamou o morador.
'O (edifício) Banna tem 30 anos, em todo esse tempo as partes elétricas, eletrônicas e mecânicas não foram trocadas. Os elevadores funcionam precariamente e no horário em que houve o acidente é o momento de maior fluxo de pessoas. Uma moradora me disse que o elevador tinha mais gente do que sua capacidade comporta, o que reforça minha teoria de que foi o mau uso que causou o problema', afirma a síndica. Um funcionário do edifício disse que o Corpo de Bombeiros vistoriou o elevador e constatou excesso de peso. 'Os bombeiros estiveram no local e confirmaram que o problema não era no maquinário, mas na capacidade do elevador, que estava com muito peso', explicou o funcionário.

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro Paulo,
Hoje pela manhã vou procurar a direção do jornal para repor a verdade: eu estava no elevador com minhas 2 filhas e uma senhora, descendo do 16º andar. No 11º, entraram mais 4 pessoas, totalizando as oito que é limite máximo conforme placa que adverte na parede interna da cabine. Nesse momento, a porta se abriu e despencou até o poço... não foi excesso de peso uma vez que estávamos no elevador de serviço (aquele que transporta as mudanças e demais tipos de cargas); assim, mente a Síndica, Tereza Coelho, ao dizer que havia 11 pessoas no elevador. Aliás, sobre esse fato, fiz uma interpelação extrajudicial para que ela confirme o que disse à reportagem, além de que ela omitiu que há uma notificação do Corpo de Bombeiros para em 30 dias apresentar as provas de que tais equipamentos estão de acordo com a legislação de segurança predial. Por essa "visibilidade do fato" e alegando-se traída e humilhada porque foi instada pelos Bombeiros a apresentar documentação de regularidade à um órgão público, ela fez publicar um cartaz anunciando sua RENÚNCIA EM CARÁTER IRREVOGÁVEL do cargo de Síndica. Vamos ver se ela cumpre o que escreve...Estamos em maioria pela convocação de uma assembléia geral para resolver o problema. Grato, João Bosco Almeida

Anônimo disse...

Elevador sobe ou desce, igual a avião. Por acaso quando o avião cai, mesmo sem vítimas, não é um acidente?

Anônimo disse...

A manutenção de elevadores deve ser feita por engenheiro mecânico.
O CREA fiscaliza esse tipo de atividade.

Julio Saggiomo disse...

Sou de uma emrpesa de elevador de São Paulo, e gostaria de obter mais informações sobre este acidente, como por exemplo a fonte de onde foi retirada a matéria.

Anônimo disse...

Fantástica essa síndica! Não houve acidente, por que não houve vítimas.
Ela deve estar querendo renunciar ao cargo de síndica pra ocupar alguma secretaria na prefeitura de Nova Déli e comandar as obras estruturantes de que o município tanto precisa, ou vai conduzir o carro oficial da casa civil.
Desejo sucesso na sua nova empreitada

Cláudio Teixeira

Poster disse...

Olá, Júlio.
A fonte de onde foi retirada é o Amazônia Jornal, amigo.
Está lá na postagem.
Abs.

Anônimo disse...

Por falar em Crea, licenças e fiscalização, tem uma obra subindo a todo vapor na esquina da Tv. Tiradentes com Rui Barbosa.
Mas tem toda a pinta de não ter nenhuma licença, nem da PMB, pois não há nenhuma placa ou aviso de nada nem o nome do responsável.
Depois, depois...