sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Chávez e Uribe – quase tudo a ver. Quase.

Todo mundo – ou quase – fala mal de Hugo Chávez.
Chávez é um tiranete.
Tiranete e caricato.
Ou tiranete caricato – como queiram.
Chávez afronta princípios democráticos ao ter feito de tudo – inclusive sentar a pua em adversários – para alterar a Constituição da Venezuela, amoldá-la a seu feitio e conformá-la às suas ambições para se eternizar no poder.
Pois, vejam só, Chávez faz escola.
Na Colômbia, o Congresso projeto de lei que prevê a realização de um referendo sobre o direito de o presidente, Álvaro Uribe (na foto), concorrer mais uma vez à reeleição.
O projeto ainda será submetido à Corte Constitucional, para que o referendo seja organizado e realizado pelo Registro Nacional, o órgão colombiano responsável pela organização de votações.
Essa decisão do Congresso colombiano é, também ela, uma afronta a princípios democráticos que preveem a rotatividade no poder com um dos pré-requisitos de qualquer regime democrático.
Tomara que, no referendo, a idéia de um terceiro mandato seja arquivada.
Mas será que vai mesmo?
E Chávez, torcerá por Uribe, com quem, aliás, vive às turras?

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado PB,

A adoção da reeleição ilimitada demonstra que as instituições políticas ainda são frágeis, pois colocam líderes acima delas próprias.

Ò, atraso!!! Ò, horror!!!

Stefani Henrique disse...

Cai a farsa.
então Chavez, Correa, Evo são ditadores por que "querem mudar a constituição através do voto" e o Zalaya foi até deposto, so por ter apresentado a proposta de reeleição, ta certo então como fica agora o marionete dos EUA, sr. Alvaro Uribe, é ditador, ou esta é mais uma medida para enfrentar o avanço do comunismo na america latina. Com a palavra Mr. Obama e a mídia nacional e internacional.
Detalhe: estou morrendo de rir da cara de alguns, agora.

Anônimo disse...

Se chegar na Argentina, chega depois no Brasil.