terça-feira, 18 de agosto de 2009

Permanência de Bila é para não fortalecer Regina Barata

Mesmo que não tenha sido essa a sua intenção – muito pelo contrário -, a deputada Regina Barata, líder do PT na Assembleia Legislativa, pode ter sido a grande responsável pelo fato de a secretária de Educação, Iracy Gallo, a Bila, não ter sido substituída há mais tempo.
A dra. Bila, vocês sabem, é uma das envolvidas no caso dos kits escolares. Está com seus bens bloqueados e também é uma das demandadas na ação de improbidade administrativa que os Ministérios Públicos Federal e do Estado ajuizaram, por entenderem, entre outras coisas, que a aquisição de agendas, mochilas e camisas para estudantes da rede pública estadual foi superfaturada e dispensou ilegalmente o regular processo licitatório.
Pois é.
Regina foi à tribuna da Assembleia e, na condição de líder da bancada do PT, conforme ela mesma confirmou com todos os efes e erres ao blog, defendeu a exoneração de Bila. E justificou seu posicionamento alegando que uma autoridade que responde a uma ação de improbidade não deve permanecer no cargo, muito embora o fato de estar sendo processada não dê a ninguém o direto de considerá-la culpada por antecipação.
O pronunciamento da Regina, para quem conhece os humores, as práticas e os métodos do núcleo duro do governo Ana Júlia, pode ter levado a governadora a segurar a permanência de Bila.
Por quê?
Porque se a substituísse no dia seguinte ou nos dias seguintes ao pronunciamento de Regina, seria difícil não dissociar o ato da governadora da cobrança feita pela parlamentar da tribuna da Assembleia.
E este governo, vamos e convenhamos, quer tudo, menos fortalecer politicamente uma deputada Regina Barata, que não tem papas na língua, tem integridade moral, não tem medo de arrostar os gabinetes mais influentes do Palácio dos Despachos e não tem qualquer receio de indispor-se politicamente com gente e com setores de seu próprio partido, o PT, quando se trata de defender princípios e causas que sempre foram caros ao próprio PT.
Resta saber até quando e até que ponto irá o desgaste político da governadora Ana Júlia, em segurar no cargo uma auxiliar apenas para não fortalecer um parlamentar de seu próprio partido.
E não é qualquer uma parlamentar, não.
É a líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado.
Putz!

4 comentários:

Anônimo disse...

meu amigo pelo amor de deus!!! "dra." nao é pronome de tratamento e sim titulo academico abila nao é dra. pelo amor de deus!!!

Anônimo disse...

Não concordo com sua avaliação, pois não acredito em toda essa independencia e coragem da Deputada. Porque a Deputada não se pronunciou favorável à saída da Secretária antes, logo quando foi denunciado o fato, ou ainda quando saiu a sentença de bloqueio de bens e Ação de Improbridade adminsitrativa? Mas esperou 2 meses para o fazê-lo, e o fez justo quando ao que parece, a substituição estava negociada dentro do governo e do partido.
Por isso, ao meu ver sua atitude me pareceu mais oportunismo, do que exatamente destemor e independencia.

Anônimo disse...

Acho uma atitude meio KAMICASE da dep. Regina Barata, mesmo assim CORAJOSA. Só espero que o núcleo duro não seja tão duro com ela. Pois o que sei é que eles vão deetonando todo mundo que encontram no caminho que discordam deles. Já vi esse filme!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Vamos chamar isso de fogo amigo, contra a Regina, é claro!