quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Regina Barata: “Falei como líder da bancada do PT”

A deputada Regina Barata confirmou ao Espaço Aberto, por telefone, que falou na condição de líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa quando defendeu, na sessão de terça-feira (04), a exoneração da secretária de Educação, Iracy Gallo, uma das processadas na ação de improbidade ajuizada pelo Ministério Público no caso dos kits escolares.
A parlamentar foi procurada pelo blog porque o site da Assembléia disponibiliza notícia que destaca pronunciamentos do líder do governo, Airton Faleiro (PT), e do deputado Carlos Bordado, ambos em defesa tanto de Iracy Gallo como de Ivanise Gasparim, secretária de Trabalho, também processada no caso dos kits.
A notícia produzida pela Assessoria de Imprensa da Assembléia diz o seguinte, em certo trecho:

Sobre o posicionamento da deputada Regina Barata, líder do PT, na sessão desta terça-feira (04/08), que havia pedido o afastamento da secretária de Educação, [Faleiro] disse que era um posicionamento individual e que o governo não se sentiu constrangido. “Ela [Regina Barata] falou em nome do seu mandato, não em nome da liderança do partido, do PT ou do governo”, disse.

Regina disse ao blog: “É claro que eu falei na condição de líder da bancada. O deputado Airton Faleiro, inclusive, estava ausente da reunião de bancada. Então, ele falou em nome do governo, porque é líder do governo, e eu falei na condição de líder da bancada”, reforçou a parlamentar.
Na sessão de terça, Regina Barata foi clara:

“Nós não podemos aceitar de quem esteja sendo indiciado pelo Ministério Público possa continuar a frente de uma secretaria de grande importância com a de Educação. Por uma questão da boa ética, ela [Iracy Gallo] tem que se afastar, porque está sendo indiciada por questões que envolvem recursos públicos, e até para que o processo possa correr dentro da melhor forma do direito.”

O posicionamento firme e claro de Regina Barata, em favor do afastamento de Iracy Gallo, deve ser confrontado com a defesa que Carlos Bordalo (PT) tem feito da própria Iracy e de Ivanise Gasparim.
Aqui mesmo no blog, Bordalo já afirmou:

A única verdade é que não existe nenhum julgamento. A oposição denuncia sem provas, a mídia reproduz, a oposição denuncia a matéria da imprensa e um jurista comenta como se fosse um fato consumado. É a oposição rejeitada nas urnas, dividida, sem idéias e propostas para o Pará.

Regina Barata e Bordalo parecem concordar apenas numa coisa: que a propositura de uma ação não dá a ninguém o direito de prejulgar quem quer que seja.
Regina defende, todavia, que um secretário processado por improbidade deve ser afastado, “para que o processo possa correr dentro da melhor forma do direito.”
E o deputado Bordalo, também entende assim?
Pelo sim, pelo não, é inegável que ele deve seguir a posição externada por sua líder.
E a posição da líder Regina Barata é a de que a secretária deve sair.
A própria Regina Barata o confirma.
Com todas as letras.

9 comentários:

Anônimo disse...

Hoje o Pará em festas, o nosso Governador PUTY, ou melhor dizendo o Chefe da Casa Civil esta aniversariando. A festa vai ser no Hangar, patrocinada pela Joana, a amiga da Ana Julia, o Blog foi convidado?

Anônimo disse...

Última da CDP
Com dois casos de gripe suína confirmados e um suspeito só no edifício sede da CDP, o suspeito que passou 15 dias internado, a empresa não toma nenhuma media para conter possível contaminação. A chefe do comitê Margarida, apenas diz que se sentirmos alguma febre é para corrermos para um hospital. Absurdo.

Funcionario CDP

Anônimo disse...

Parabéns por resgatar a verdade. Eu estava no Plenário e não vi nenhum deputado petista se opor ao pronunciamento da Regina.Há alguma coisa de podre no reino.....

Anônimo disse...

Paulo,

Nos jornais de hoje e no plenária da ALEPA fiocu bem clara a questão: a Regina, que é uma grande deputada, falou como líder do PT sim, mas expondo sua posição pessoal. Todo o restante da bancada pensa como o Bordalo.
Inclusive, a forma como ela se expressou onte, gerou a ela constrangimentos dentro do partido, por isso, imagino, ela esteja tão na defensiva em busca da auto-afirmação.

Anônimo disse...

Bemerguy,
No Brasil não existe devido processo legal para a política, porque a grande imprensa finge que investiga, julga e condena na opinião pública a despeito dos trâmites e prerrogativas judiciais e do Direito.
Logo, quando alguém se afasta, ainda que seja inocente, ainda que esteja apenas sob suspeita, é como uma confissão de culpa. Não vejo porque alguém que se sabe inocente, optar por se afastar.

Poster disse...

Anônimo das 07:49,
Já que o blog tomou conhecimento, o pessoal da redação vai lá.
Vai de "bicão".
Só para ser barrado (hehehehe).
Abs.

Anônimo disse...

Gente, parece que há algo de podre em todo o poder público... comenta-se à boca pequena, ainda,que a licitação da reestruturação Rádio Cultura Onda Tropical está toda errada. Acho bom o poster dar uma olhada nisso!

Anônimo disse...

Gostaria que a Execentíssima Deputada desse uma olhada com carinho para a Banda da Policia Militar, que está jogada em um chiqueiro total, sem condições de serviço e local de trabalho, não aguentamos mais! O Comandante da Banda não se interessa por nós a nãos ser por ele mesmo, ganha sua comissão e não ta nem ai! Ta na hora de alguem acertar as contas com o CDMdo da PM que só explora a boa vontade desses belissimos Musicos, que ja estão casdados e estressados para o trabalho musical, agora qerem qe tiramos serviços no meio dos ratos, (...)pois o alojamneto é uma porcaria que só vendo, alias eu tenho fotos de tudo para mostrar se quizer, só uma visita sua por lá. Gaspar Viana antigo 2º BPM somos 71 musicas que não aguentam mais as pressões de tocatas, sem transporte digno e tocatas sem oficios estabelecendo condições, somos profissionais e ai?,,,,OBrigadao..tem nosso apoio se fizaer algo por nós...valeu!

Anônimo disse...

queremos nosso tempo integral e dedicação exclusiva PM-BM. SÓ A SENHORA DEPUTADA REGINA BARATA NÓS ABRASOU