segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ana Júlia quer atrair o PR e reforçar o apoio do PTB

Certa de que seu governo não pode ficar refém do PMDB de Jader, convicta de que seus planos de se reeleger não podem ficar subjugados aos interesses preponderantes do PMDB e convencida de que a contagem regressiva para o pleito de 2010 já começou, a governadora Ana Júlia Carepa começa a sacar da bolsa planos alternativos para viabilizar-se política e eleitoralmente no próximo ano. Sem o PMDB, é claro.
Uma das evidências disso já se manifestou clara e concretamente: a presença do PP do deputado federal Gerson Peres no governo Ana Júlia.
Havia muito tempo, Ana Júlia vinha, sem qualquer cerimônia, esnobando o PP. A atenção que ela dispensava às pretensões do partido, de integrar seu governo, não desestimularam Gerson a insistir. E a esperar.
O ingresso do PP no governo Ana Júlia, porém, deveu-se menos às firmes e irremovíveis pretensões do partido e mais, muito mais pela avaliação da governadora, de que ou recompõe sua base aliada sem considerar a permanência do PMDB ou então não conseguirá se livrar das amarras que a prendem – ainda prendem – a Jader Barbalho.
Mas, além do PP, Ana Júlia quer mais.
Quer atrair para seu lado o PR e reforçar o naco do PTB.
O PR, não esqueçam, tem cheiro de Duciomar Costa.
O PR é o partido de Anivaldo Vale, vice-prefeito de Belém. E tem um representante na Câmara, o deputado federal Lúcio Vale. Na Assembleia, seus representantes são Adamor Aires e Júnior Hage.
E o PTB? O PTB é o partido do próprio Duciomar. Tem atualmente três parlamentares com assento na Assembleia: Joaquim Passarinho, Júnior Ferrari, Eduardo Costa e Robgol. Atualmente, o PR detém a direção do Centur.
Está nos planos de Ana Júlia entregar a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) ao PR. O órgão, atualmente, está sob o comando do PT. E tem por lá um capitão, o Capitão Nascimento Carepa, que tem uma enorme influência.
E para o PTB? Por enquanto, a governadora pensa em transferir a Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional), por enquanto sob a direção da petista Suely Oliveira, que deve deixar o governo para concorrer um mandato parlamentar, no próximo ano.

6 comentários:

Anônimo disse...

O problema é que tudo depende de como vai estar a avaliação da governadora nas pesquisas até lá. Se permanecer no patamar de 70% de rejeição como tem se mantido, não tem cargo que segure a debandada desses partidos fisiológicos. Alguns entregarão os cargos, não antes de se locupletarem e comprometerem ainda mais o desempenho do governo, outros, permanecerão no governo, mas fazendo jogo duplo, dizendo que apoia, mas por baixo dos panos acendendo uma vela pra Deus, outra pro diabo. ´
O que se ver já no momento, mesmo com os partidos que estão na "base aliada", é a tendencia de conformarem blocos, com candidatura majoritária própria no 1º turno, para ver quem chega no 2º turno, e aí sim negociarem seu apoio.

Anônimo disse...

inclusive o psdb, né meu bem?

Franssinete Florenzano disse...

Paulo, o deputado Eduardo Costa também integra a bancada do PTB na Alepa.

Anônimo disse...

Se dependesse somente do fisiologista Anivaldo Vale, o PR já estaria no colo da governadora, mas o partido não é propriedade dele e portanto, existem outras pessoas que têm voz na legenda que não aceitam acordo com o PT, é o caso do depuado Adamor Aires que não perdoa o PT pela derrota imposta ao seu irmão em Santa Luzia do Pará, onde seus correligionários travam uma briga feia de 20 anos com o partido da governadora. E em mais dois municípios que são seus redutos eleitorais, Cachoeira do Piriá e Ourém, o deputado Adamor derrotou exatamente o PT com seu apoio aos dois primos que são vice prefeitos desses municípios. Em Garrafão do Norte, outro reduto de Adamor, a briga direta também foi com o PT que perdeu a parada com o apoio da tia do deputado a ex prefeita Nely Onuma. Mas o grande nó mesmo é Santa Luzia do Pará, cidade natal do deputado, onde o seu irmão Mico já foi derrotado duas vezes pelo PT. Adamor até pode ter votade de entrar para o time da govenadora, mas seus eleitores desses quatro municípios jamais o perdoariam, daí a dificuldade de Ana Júlia atrair o PR para sua base. Agora Jader não terá nenhum problema em contar com Adamor do seu lado, os dois se conhecem de muto tempo, desde que o tio de Adamor era deputado, o Bararu e seu pai Ademir Oliveira era prefeito de cachoeira do Piriá. É muito provável a composição com Jader, já com Ana Júlia é impossível.

Anônimo disse...

O PTB tem 4 deputados: Joaquim Pasarinho, Eduardo Costa, Robgol e Junior Ferrari

Poster disse...

Franssi e Anônimo,
Grato pela retificação.
Já está corrigido.
Abs.