domingo, 16 de agosto de 2009

Advogado responsabilizará Ana Júlia no caso do Ophir Loyola

O advogado Ismael Moraes anunciou neste sábado (15), ao participar do programa Jogo Aberto, na Rádio Tabajara, que responsabilizará a governadora Ana Júlia Carepa por homicídio, caso algum paciente que sofre de câncer faleça em decorrência da falta de assistência do Hospital Ophir Loyola (HOL), que está com equipamentos de radioterapia sem condições de uso há vários meses.
Moraes é o mesmo advogado que, na segunda-feira (10), ingressou na Justiça Federal com ação popular para obrigar, liminarmente, a governadora e outras autoridades a adotarem providências que garantam o funcionamento de equipamentos do HOL. A Justiça foi acionada após o hospital anunciar aos pacientes que deverão dar continuidade ao tratamento em outros Estados do País, como Piauí e Tocantins.
A ação popular tramita na 2ª Vara da Seção Judiciária do Pará, como você pode ver na imagem acima. A juíza Hind Ghassan Kayath mandou intimar as parte, entre as quais o governo do Estado, antes de decidir se concede ou não liminar pleiteada pelo advogado.
Durante o programa Jogo Aberto, apresentado pelo jornalista Carlos Mendes, com a participação do também jornalista Francisco Sidou, Moraes mostrou-se decepcionado com o desamparo em que vivem cidadãos como os que dependem de tratamento especializado do Ophir Loyola, o único hospital de referência para tratamento contra o câncer em toda a região Norte.
O advogado anunciou em primeira mão, durante o programa, que já está elaborando o estatuto para criar uma ONG (organização não-governamental) que se chamará de Ministério Privado. “Vamos atuar em todas as áreas nas quais o Ministério Público se fizer ausente”, adiantou Moraes.
Ele estimou que a Ministério Privado estará em funcionamento daqui a cerca de dois meses e não apenas atuará na defesa de cidadãos como prestará consultoria a outras ONGs que atuam na área ambiental, dos direitos humanos e da assistência social, como é o caso da Avao, que se ressente de assessoria jurídica adequada.
Ismael Moraes também se referiu a uma postagem feita aqui no blog, sobre a informação de um comentarista anônimo e um pronunciamento do deputado estadual Gualberto Neto (DEM). Segundo o parlamentar, equipamentos destinados no final do governo Simão Jatene ao Hospital Regional de Tucuruí, pela Unacon (Unidade Avançada de Complexo de Oncologia), nunca foram instalados. O advogado disse que vai se inteirar melhor da situação e poderá, conforme o caso, acionar o Poder Judiciário para tomar providências.

6 comentários:

Anônimo disse...

Há mais de uma década que os paraenses doentes de câncer usam, ou melhor usavam, os serviços do Hospital Ophir Loyola, para realizar seus tratamentos aqui mesmo. Lembro de uma amiga que, indo a São Paulo para tratamento, foi recomendada a fazer por aqui mesmo, que tinha na época o reconhecimento nacional e era até um hospital de referência. Felizmente essa amiga ficou curada e está aí vivinha da silva pra contar a história. Como podemos aceitar que, em pleno século XXI, tenhamos agora que ir pro Piauí e Tocantins, com todo respeito aos nossos estados vizinhos, pra fazer o tratamento porque o nosso HOL não tem condições de fazer agora o que antes era referência.
Isso é mais do que um atestado de incompetência desse governo Ana Júlia, é um desrespeito ao ser humano, é uma imoralidade, uma indecência, uma falta de respeito para com a sociedade, que vota acreditando num discurso falso e agora sofre as consequências.
Estamos descendo ladeira abaixo. E não sabemos até onde isso vai parar. Lamentavelmente.

Anônimo disse...

Paulo, mais do que isso o dr Ismael deveri coresponsabilizar também o prefeito de Belém, sim, pois os TFDs de pacientes oriundos de Belçém é de responsabiliodade do Município, Tanto Ana Júlia como Duciomar debocham da dor daqueles que só tem a porta do Estado para pedirm ajuda, oumelhor implorar .

Anônimo disse...

Parabenzo o nosso prestimoso Advogado, solicitando que ele apure onde o Governo do PT gastou o dinheiro da construção do Hospital Infantil Oncologico Ofir Loyola, que seria construido na Av.Magalhães Barata com 14 de Abril, e era para ficar concluido em Dezembro/2008 e até agora não saiu das fundações e está parada esta obra. O Dinheiro para esta construção foi alocado uma parte pelo Governo Federal e BNDES e uma pequena parte pelo Estado. Onde este Governo da Ana Kits Fat enterrou este dinheiro?

Anônimo disse...

É o Jáder se preparando para as eleições.

Anônimo disse...

Boa,doutor Ismael. Pelo visto, o Ministério Privado, que ele pretende colocar em funcionamento daqui a dois meses,já está atuando, cumprindo o papel que deveria ser do Minsitério Público Federal e Ministério Público Estadual. E por falar nisso, a atuação do MPF nesse caso dos doentes de câncer é zero, devagar quase parando. O que está acontecendo com o MPF, hein dr.Potiguar, dr. Felício e dr. Ubiratan? Vocês nãopodem relaxar e nem se deeixar aparelhar pelo PT.Se vocês cairem nessa será uma decepção para todos nós.

Paulo José Costa- professor

Anônimo disse...

O anonimo das 7:40 tem toda razão. O prefeito Duciomar Costa também deveria ser responsabilizado pelo caos no Ophir Loyola. O prefeito destruiu a saúde em Belém, onde já morreram mais de 500 pessoas por falta ou mal atendimento nos pronto-socorros. Dudu e Ana Júlia formam uma dupla infernal em termos de incompetência administrativa. O difícil é saber qual dos dois é pior. Chamo a atenção para o fato de que ambos são aliados políticos. Imaginem se fosse adversários...