sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Equipamentos estão parados em hospital de Tucuruí

O deputado estadual Gualberto Neto (na foto), do Democratas, fez graves denúncias, da tribuna da Assembléia Legislativa, sobre a atual situação do Hospital Regional de Tucuruí. O parlamentar apresentou relatório do conselho municipal de saúde que lhe foi enviado.
No documento, é relatada a situação dos equipamentos da Unacon (Unidade Avançada de Complexo de Oncologia), segundo o qual desde que ele foi para o município, no final da gestão do governador Simão Jatene (PSDB), nunca foi instalado. Como a cessão ocorreu em regime de comodato e pertence ao Ministério da Saúde, o ministro quer a sua devolução.
O deputado disse que tenta, há 60 dias, uma audiência com a Secretaria de Saúde do Estado para discutir o problema, mas não consegue ser recebido na Sespa. Ainda com base nas denúncias do relatório, Gualberto Neto acrescentou que o aparelho de hemodiálise do hospital está parado e que os serviços de ortopedia e neurocirurgia não estão sendo feitos no hospital porque ele não é credenciado no Ministério da Saúde.
O deputado também denunciou que o repasse mensal de R$ 310 mil não é suficiente para cobrir as necessidades do hospital regional e que o montante necessário é de R$ 650 mil, segundo o relatório.
O deputado Gualberto Neto, enviou o relatório para o presidente da comissão de saúde da Assembléia Legislativa e também espera agora, com sua denúncia, uma audiência com a secretária de Saúde do Estado para entregar este relatório.

Fonte: Assessoria Parlamentar

3 comentários:

Anônimo disse...

Isso é o compromisso da Ana Júlia como as pessoas.

Anônimo disse...

Já sabemos a resposta "gerundiana" do setor de saúde governamental:
"...vamos estar providenciando a instalação em breve...".
Breve, leia-se "sabe Deus quando"!

O CORISCO disse...

É triste, é revoltante é inconcebível que em um Estado tão pobre, tão carente, onde a maioria das pessoas depende do poder público para cuidar da saúde os hospitais estejam na situação em que se encontram. A indifereça, o descaso, o desprezo com que as autoridades tratam a vida daqueles que mais necessitam nos faz imaginar qual seria a conduta deles se seus filhos precisassem deste serviço. Por que deixam apodrecer os equipamento que salvariam tantas vidas? Por que tanto descaso com os mais humildes que são a maioria e que os elegeram?
VALHA-NOS QUEM, MEU DEUS?
O CORISCO