quarta-feira, 18 de março de 2009

Reitor da UFPA explica demora na nomeação do sucessor

O Conselho Universitário da UFPA aprovou ontem a ata da 7ª e última reunião extraordinária do Consun em 2008, que homologou o resultado da consulta à comunidade universitária para os cargos de reitor e vice-reitor para os próximos quatro anos.
Apesar de não estar previsto na pauta de discussões, a pedido dos conselheiros presentes à reunião, o reitor da UFPA, Alex Fiúza de Mello, comentou o andamento da nomeação do novo dirigente da Universidade, Carlos Maneschy, eleito no final do ano passado. Alex reafirma a normalidade do processo de nomeação no Ministério da Educação e revela que o parecer do MEC deve chegar à UFPA nos próximos dias.
Durante viagem a Brasília, para participar de um encontro da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em conversa informal com a secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, Alex Fiúza de Mello foi informado de que várias universidades, como a UFPA, encaminharam a lista tríplice ao Ministério sem o cumprimento do ritual de votação no Conselho Universitário previsto na lei nº 9192/95.
A Universidade Federal de Goiás e a Universidade Federal de São Paulo receberam parecer do MEC pedindo que as Instituições obedecessem à legislação. De acordo com a lei, a lista tríplice deve ser votada uninominalmente no Consun, em sessão de encontro único, não valendo a simples relação aprovada da Comissão Eleitoral.
O reitor da UFPA esclareceu que ao chegarem os encaminhamentos do MEC, o documento será divulgado entre os conselheiros do Consun e uma reunião extraordinária será convocada para decidir como proceder. Alex Fiúza deixou claro que, segundo Maria Paula Dallari Bucci, não há qualquer contestação sobre a forma de consulta realizada na Universidade. Conforme o Ministério, trata-se de um caso de autonomia interna das instituições federais de ensino superior, porém esta deve ser avaliada e julgada pelo Conselho em eleição indireta, conforme determine a lei em vigor.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFPA

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Paulo

E muito bom ficarmos atentos aos desdobramentos da sucessão na UFPA.....o reitor falou no ultimo CONSUN na necessidade de se realizar a eleiÇao com voto fechado......mas a lei náo fala isso !!!
Toda a atencao é pouco.....
Gostaria que vc acompanhasse os desdobramentos
Há cheiro de GOLPE no ar !!!!