segunda-feira, 16 de março de 2009

A Nokia, um exemplo de como lesar um consumidor

É impressionante como os consumidores, muito embora protegidos por órgãos que existem supostamente para protegê-los, continuam sendo lesados escancaradamente.
Veja o exemplo dessa Nokia, por exemplo.
O celular aqui da redação está com um problema no display.
No último sábado, pela manhã, o poster perdeu um tempão para ser atendido na assistência técnica da Nokia, ali na Mundurucus, próximo à Castelo.
Chegou lá, pegou uma senha e aguardou, em meio a um calorão daqueles, porque os aparelhos de ar-condicionado estavam com defeito.
Até que chegou sua vez.
Verificado o problema no display, a atendente travou o seguinte diálogo com o dono do telefone:
- Está na garantia?
- Está.
- Então, será feito primeiro uma análise do celular. Vai demorar 48 horas. Se a peça [no caso, o display] tiver aqui, o serviço será feito aqui. Se não, o telefone vai para São Paulo e volta em até 20 dias.
- E se eu dispensar a garantia e mandar fazer o serviço? – indagou o dono do telefone.
- Aí, a análise é feita em 1 hora. Mas o display, para ser trocado, custa R$ 200,00.
O consumidor assustou-se.
- Não deveria ser o contrário, não? Ou seja, quem tem a garantia não deveria ser atendido com mais rapidez em relação a quem dispensa a garantia? Não deve ter mais facilidades? Não deve ser tratado melhor do aquele que não tem a garantia? – perguntou o consumidor à atendente.
Ela não respondeu.
E nem precisava.

3 comentários:

Dedé disse...

PB

Tive um problema com um pequeno botão do meu Nokia. Passei pela mesma situação, na mesma loja e a mesmíssima proposta (indecente). O que fiz? Paguei R$ 80,00 em outra loja e já estou com o bendito do aparelho funcionando. Um absurdo que tenha que ser dessa forma.
Abração

Dedé

Poster disse...

Amiga, é um absurdo.
Preciso saber a loja onde você resolveu o problema.
Abs.

Anônimo disse...

Isso não valeria uma denúncia ao Procon, promotoria de defesa do consumidor, ao bispo?