sábado, 14 de março de 2009

Nível dos rios ainda preocupa

No AMAZÔNIA:

Cerca de 700 famílias do Estado do Pará estão sendo afetadas pelas enchentes características deste período do ano na Amazônia. Dessas, 379 estão desabrigadas e 321 estão desalojadas. O município que mais sofre é Parauapebas, sudeste do Estado, que teve 268 famílias afetadas. Mesmo com o número alto de desabrigados a situação de emergência não foi decretada pelo município como disse o capitão Luiz Vieira do Corpo de Bombeiros. 'A prefeitura tem como suportar a situação durante um determinado período e depois pode pedir ajuda ao Estado, mas isso ainda não foi feito', disse.
O capitão disse ainda que a partir do momento em que o município decretar o estado de emergência, e o Estado aprovar, a prefeitura de Parauapebas receberá a ajuda necessária. 'Após os decreto ser homologado, o município recebe durante os próximos 90 dias a contribuição da qual necessita. Assim ele poderá realizar compras em nome do estado para amenizar a situação dos desabrigados e desalojados. Mas essa assistência só será dada quando o município estiver sem condições', afirma. A defesa civil continua distribuindo cestas básicas, colchões e roupas às pessoas que foram atingidas pelas enchentes.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), informou a situação atual de vários municípios que onde há elevação do nível de água dos rios. De acordo com o boletim, o município de Trairão, oeste do Estado, tráz o segundo maior número em famílias afetadas com as enchentes. São 102 famílias desabrigadas e 59 famílias desalojadas.
O município de Nova Ipixuna, região sudeste do Estado, chegou a decretar situação de emergência que foi homologado no último dia 16. No local, foram 10 famílias desabrigadas, 30 desalojadas e deslocadas. Os bairros mais afetados foram o Nova Jerusalém e Felicidade, pela enchente do rio Praialta. Hoje, a cidade está com o nível do rio sob controle.
Os municípios que estão em situação de monitoramento são: Santarém, Tucuruí, Altamira, Itaituba, Aveiro, Trairão e Anapú. Em estado de alerta estão: Parauapebas, que está com o nível de água de 3,10 m - quando o máximo é 1,30, acima do nível do mar e Marabá,que está com o nível do mar de 8,2 m e o máximo é 10 m.

Nenhum comentário: