domingo, 15 de março de 2009

Kit escolar: e a capacitação dos professores, quando virá?

De um Anônimo, sobre a postagem Kit escolar: a notícia oficial é o termômetro oficial:

Isso é tudo muito triste.
Os alunos das escolas públicas dos países desenvolvidos não usam uniforme.
Precisamos alterar culturas que servem apenas para alimentar o atraso a que estamos submetidos.
Falta interesse público (ou, se não falta, é insignificante) na ação de dar ao aluno uma agenda, uma sacola e duas camisas.
Cidadania ou educação não se alcança dessa maneira.
Mais alimentação, pois ninguém aprende de barriga vazia, e capacitação dos professores seriam destinos melhores aos milhões gastos, pois certamente contribuiriam para solidificar a base educacional e, por fim, tornar a urna eleitoral mais inteligente.
Brasil, uma País de todos! Especialmente para quem recebeu os milhões pelo kit.
Avança, Brasil!


De outro Anônimo
Sou educador e defendo o uso de uniforme escolar. Quem conhece a realidade das nossas escolas: sem segurança, sem funcionários, sem equipe pedagógica e às vezes sem direção. Praticamente funcionam apenas porque existe o professor e os alunos. Assim, o uso de uniforme escolar acaba sendo uma forma de identificação de quem é aluno da escola.
A iniciativa é boa, pois nas áreas mais carentes o aluno não tem vestuário e calçados minimamente dignos para frequentar a escola. Não vejo necessidade de agenda. Portanto, não queira comparar a realidade de outros países com a nossa. É paliativo, concordo e deve ser acompanhado de políticas estruturais.
Agora, nada justifica os caminhos tortuosos para sua aquisição. A despeito do reconhecimento que se trata de uma ação importante.

Nenhum comentário: