sexta-feira, 6 de março de 2009

Chipaiá: padrasto é acusado de engravidar enteadas

No AMAZÔNIA:

Duas irmãs de 11 e 14 anos podem estar grávidas do padrasto, Luci Miranda. A menina, de 11 anos, está com pouco mais de dois meses de gravidez, e a irmã dela, 14, está com quatro meses. A gestação foi confirmada ontem por médicos do Hospital Municipal de Salvaterra, na Ilha do Marajó. As duas meninas teriam sido abusadas inicialmente pelo próprio pai. Por falta de estrutura para acolhimento em Salvaterra, as irmãs estão abrigadas de forma precária, sem segurança, vivendo de favor na casa de uma família em uma vila na Foz do Rio Camará, em Salvaterra.
Elas foram resgatadas por conselheiros tutelares e uma equipe da Polícia Civil no início desta semana, da casa onde moravam com a mãe, Lucilena Calandrini, 41 anos, e o padrasto Luci Miranda, 51, na comunidade de Chipaiá, no município de Cachoeira do Arari, a cerca de 4 horas de barco pelo rio Camará, partindo da comunidade de Beiradão, em Salvaterra.
A mãe e o padrasto Luci Miranda, acusado de engravidar as crianças, estão foragidos e com prisão preventiva decretada pelo juiz da Comarca, Paulo Ernesto de Souza. O pai biológico das meninas, que não teve o nome revelado pela polícia, é acusado de ter sido o primeiro a abusar sexualmente das garotas, segundo o Conselho Tutelar de Salvaterra. Ele teve prisão preventiva decretada e está sendo procurado pela polícia, porque também está foragido.
O caso das irmãs grávidas de Chipaiá só foi descoberto porque a menina de 14 anos procurou o conselho tutelar de Salvaterra para denunciar o padrasto. Segundo Marilia do Carmo, coordenadora do conselho tutelar de Salvaterra, cerca de dez casos parecidos com o delas foram investigados e encaminhados para o fórum do município. 'Hoje (ontem) mesmo estamos investigando mais um caso de uma menor que teria sido seviciada pelo padrasto aos 12 anos e que, agora com 14 anos, resolveu denunciar. Porém a família está tentando acobertar o fato para evitar escândalo, mas vamos até o fim para garantir a segurança dessa menina e que o culpado seja posto atrás das grades', disse a conselheira.
Além de não existir estrutura para abrigar as meninas grávidas, o conselho tutelar está sem condições de manter os outros irmãos menores delas. A polícia continua as buscas para prender os três acusados.

Nenhum comentário: