Do professor Alcyr Lima, sobre a postagem Violência escolar: quem é a vítima?:
Oportuníssimo o debate do colunista de Veja. Porém, sua análise parece ater-se apenas à escola pública. Algumas de suas ponderações são plausíveis, mas sabemos que ele é um defensor da privatização do ensino público.
A violência escolar também está no bullying em escolas da rede privada, em algumas relações trabalhistas impositivas de algumas escolas desta rede, em pais que esfregam na cara de professores, funcionários e até de donos de escolas que pagam, e caro, para que seus filhos tenham razão como clientes que são.
A violência está em todos os ambientes escolares, em menor ou maior grau. Os alunos são sim vítimas de um sistema excessivamente burocrático, retrógrado, dessintonizado do contemporâneo. Hoje, a palmatória está nas mãos de alguns alunos que destroem a escola juntamente com a falta de compromisso de alguns de seus profissionais.
Discordo do articulista quando impõe generalizadamente as mazelas da violência escolar aos professores e funcionários. A escola pública, apesar de tudo, também é freqüentada por alunos educados, decentes, que querem um futuro melhor.
Se assim não fosse, teríamos que trabalhar armados e protegidos pelo pelotão de choque da polícia. Vale sempre debater o problema, entretanto caçar bruxas não nos leva a nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário