sábado, 13 de dezembro de 2008

Tragédia consterna amigos e pacientes. Governo divulga nota.

No AMAZÔNIA:

Logo após a notícia da morte de Salvador Nahmias, diversas pessoas, amigos e pacientes do médico, se manifestaram pela internet, com comentários de indignação nos blogs e sites que deram a notícia, lamentando a situação de violência da qual a população de Belém tem sido refém nos últimos anos e a perda do médico, um dos mais conceituados cardiologistas do Pará. Colegas médicos e amigos de Salvador Nahmias também manifestaram suas consternações por sua morte e resumiram na palavra dedicação uma das maiores qualidades do médico.
O neurocirurgião César Neves, presidente da Cooperativa Unimed Belém, ressaltou a dedicação de Salvador Nahmias aos pacientes. 'A dedicação de Nahmias e a forma amiga como lidava com seus pacientes eram reconhecidas, inclusive, como um dos motivos da fidelização dos nossos pacientes. Graças a Deus eu tive a oportunidade de dizer isso ao Salvador, do quanto a sua presença na equipe Unimed Belém era importante e dava segurança para os nossos pacientes', afirmou Neves.
Ele lembrou ainda dos anos de amizade pessoal que tinha com Salvador Nahmias. 'Nós fomos colegas de Colégio desde 1968, lá no Magalhães Barata, onde depois passou a funcionar a Faculdade de Medicina. Fomos do time de basquete da escola. Nos formamos médicos, e Salvador sempre foi um profissional de extrema dedicação aos seus pacientes e à sua especialidade, sempre atrás de mais conhecimento e do que era melhor para os pacientes. Eu estou muito chocado com o que aconteceu. É lamentável e triste perdermos um profissional e um amigo como o Salvador para a criminalidade, para a violência que tem tomado conta da nossa cidade e do nosso estado a cada dia com mais força', afirmou Neves.
A médica cardiologista Rejane Jatene, atual secretária municipal de saúde de Belém, também lamentou a perda de Salvador Nahmias. 'Era um cardiologista extremamente dedicado, o médico amigo que chegava a fazer viagens de acompanhamento de seus pacientes, quando não havia recursos tecnológicos para que os procedimentos fossem feitos em Belém. Ele também tinha uma atuação muito presente na Sociedade Paraense de Cardiologia e nos eventos científicos da área de cardiologia, em especial das doenças coronarianas, sobre as quais ele tinha um vasto conhecimento e estava sempre em busca de atualização. É muito triste o que aconteceu e da forma como aconteceu. Todos nós estamos de luto, principalmente os familiares e pacientes de Salvador', afirmou a médica.
Nota- A governadora Ana Júlia Carepa manifestou-se acerca da morte de Nahmias por meio de uma nota distribuída pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, que segue na íntegra:
'Lamento profundamente a morte violenta e injustificável do Dr. Salvador Nahmias, um dos mais renomados cardiologistas de Belém. Sei que minha indignação não é suficiente para aplacar a dor de seus familiares e amigos. A escalada da violência urbana precisa de um basta, e nesse sentido estamos reunindo todos os esforços para reforçar e equipar o policiamento no Estado, como forma de garantir segurança a toda população e evitar que tragédias como essa continuem a chocar nossa sociedade.'

Um comentário:

Anônimo disse...

Ela deveria dar o mesmo lamento quando morresse um pobre lascado. Vá ao IML final de semana e veja quantos cadávere dão entrada por conta da violência.