segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Sepultamento seguiu tradição judaica

No AMAZÔNIA:

O sepultamento de Isaac Soares ocorreu conforme a lei judaica, que orienta que o corpo seja sepultado o mais breve possível, de preferência no mesmo dia. Adiar o sepultamento, segundo a lei, é visto como um desrespeito para com o falecido e só deverá ocorrer na necessidade de aguardar a chegada dos filhos. Segundo as fontes judaicas, a alma só descansa depois que o corpo é enterrado.
Outro detalhe que foi cumprido a risca é o rasgo que precisa ser feito nas roupas dos familiares. Esse ritual tem uma finalidade psicológica: uma forma de descarregar a dor e a angústia diante da perda de um ente querido. As vestes simples de Isaac, representaram a humildade e pureza para encontrar o Criador. Mais ainda, enterrando ricos e pobres em vestes iguais, simples e sem quaisquer ornamentos, é ressaltado um dos grandes valores judaicos e universais: a igualdade social.
O corpo foi colocado em contato com a terra, sem a presença de urnas, que, segundo a tradição, demonstra que a família aceita a vontade de Deus - simbolicamente, devolvendo a Ele o que Ele lhes deu.
As pequenas pedras colocadas sobre o túmulo do colunista, após o sepultamento, fizeram alusão ao respeito que se tem pelo falecido. A tradição judaica recomenda que a Iápide seja simples, sem nenhuma ostentação. Simbolicamente, porque a morte é o grande nivelador.

Nenhum comentário: