segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Consun homologa a vitória de Carlos Maneschy na UFPA

Por 47 votos a 30, o Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Pará (UFPA) acaba de homologar o resultado da eleição que apontou o professor Carlos Maneschy o novo reitor da instituição.
A reunião do Consun durou mais de seis horas.
O professor Alex Fiúza de Mello, reitor da UFPA, proclamou o resultado, cumprimentou o novo reitor e anunciou que o processo eleitoral está encerrado.
Agora, a reitoria encaminhará ao Ministério da Educação a lista com os três mais votados, nesta ordem: Carlos Maneschy, Regina Feio e Ana Tancredi. O MEC remeterá os três nomes ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nomeará o novo reitor. E o nomeado, tradicionalmente, é sempre o primeiro colocado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa reunião do CONSUN foi a última cartada do Prof. Alex.
Aliás, mostrou sua postura autoritária que teve durante todo o processo eleitoral, quando tentou enfiar goela abaixo da comunidade acadêmica a sua candidata laranja.
Logo no início da reunião, a tese da chapa Regina/Licurgo foi completamente destruída pela brilhante intervenção da Profa. MArlene Freitas. Vendo que a tese de sua candidata não tinha a menor chance de prosperar, visto que lhe faltavam fundamentos legais, o Prof. Alex mudou de estratégia e passou a tentar estender a reunião indefinidamente com o objetivo de esvaziar o CONSUN, e, com o Conselho esvaziado, esperava ter maioria para aprovar o recurso que pedia recontagem de votos (ressalte-se que este era um direito precluso, como mostrou a Profa. Marlene).
Felizmente os conselheiros não coadunaram com a estratégia do Reitor e fincaram pé na reunião até o final, onde decidiram rejeitar o recurso intempestivo da candidata oficial, e, por fim, homologar o resultado.
Foi lamentável a conduta de alguns conselheiros partidários da chapa Regina/Licurgo que tentaram, durante toda a sessão, desmoralizar a comissão eleitoral. Neste caso, foram esclarecedoras as defesas feitas pelos Profs. Francisco Freitas e Petrus, que desconstituiu os argumentos apresentados e mostrou a seriedade da comissão eleitoral.
No fim do processo, o Prof. Alex sofreu uma grande derrota, visto que foi abandonado por membros de sua gestão, como o Prof. Dall'gnol e Prof. Sinfrônio.
Parabenizo também a posição do DCE e das demais entidades de classe, SINTUFPA e ADUFPA, pelo seu posicionamento em favor da prevalência da democracia e autonomia acadêmica.

O resultado de hoje foi uma grande vitória para a comunidade universitária.



Victor Picanço