Qual casal apaixonado nunca sonhou em subir ao altar em meio a uma bela cerimônia religiosa e depois dar uma super festa para os convidados? Os noivos Elaine Cristina Silva de Souza e Marcelo Pereira do Nascimento estão prestes a realizar esse sonho e, o que é melhor, sem custo algum. O casamento dos dois vai ser totalmente organizado pelos alunos do curso de Graduação Tecnológica em Eventos da Unama, como atividade prática de uma das disciplinas que estudam na instituição.
Segundo a aluna Ana Cecília Frade, todo final de semestre os estudantes são avaliados de forma prática e, dentre todas as disciplinas estudadas, aquela que apresentar maior evidência no mercado de trabalho é escolhida – em um acordo entre alunos, professores e coordenação – para a realização da atividade prática. Neste semestre, a disciplina escolhida foi “Eventos Sociais”, ministrada pela professora Karla Andreza Miranda.
A professora lembra que a disciplina trabalha com eventos como 15 anos, casamentos, bodas, formaturas e jantares, sejam eles formais ou informais. “O casamento é o evento social de maior importância, pois apresenta mais detalhes em termo de cerimonial e recursos tecnológicos. No casamento, a gente trabalha com todos os elementos que envolvem um evento social, por isso o escolhemos”, explica.
Para que tudo saia de maneira perfeita, os alunos não medem esforços. Tudo que vai compor a cerimônia e a recepção é de primeira qualidade, fruto da bem sucedida aproximação dos alunos com os patrocinadores do casamento. A parceria com as empresas deu tão certo, que o patrocínio vai abranger desde as flores da decoração até o buffet.
“Além de poder ajudar o casal, nós temos a oportunidade de trabalhar exatamente com aquilo que vamos encontrar no mercado, nos tornando profissionais ainda mais preparados. Há, também, o fato do evento, com a questão da busca por patrocínio, nos evidenciar no mercado como produtores de eventos graduados e qualificados para a atividade, até porque nós somos a primeira turma do Norte e Nordeste graduada em Tecnologia em Eventos”, comenta Ana Cecília.
Um dos diferenciais que o curso sempre busca cultivar é a valorização da cultura regional e, com o casamento, não vai ser diferente. Elementos regionais estão presentes na escolha das flores para a decoração, no convite com papel reciclado e motivos em sementes e nas sobremesas do buffet feitas com frutas da região.
Todos esses detalhes foram discutidos com os noivos, nada foi imposto. Tudo será realizado em comum acordo entre as empresas patrocinadoras e o casal. Durante a cerimônia religiosa, haverá músicos instrumentais embalando os principais momentos. Na recepção, além do tradicional vídeo, contando a história dos noivos, também será apresentado um outro dos patrocinadores e um making off da turma.
Escolha do casal
Segundo a professora Karla Miranda, os critérios para escolha dos noivos exigiam que se tratasse de um casal de baixa renda e que não tivesse condições de realizar nenhuma etapa do casamento. Os professores do curso decidiram contemplar o Marcelo e a Elaine porque além dessas características os dois possuem uma história comovente.
“Os dois sempre usam bicicletas para se locomover, seja para uma praça, seja para um casamento. Os dois filhos deles têm doenças que precisam de atenção especial, o mais velho tem anemia falciforme e o mais novo intolerância à lactose, o que impede que a Elaine possa trabalhar fora para ajudar na renda familiar. Mesmo assim, o Marcelo ainda arranja tempo para dar aulas de basquete para crianças de baixa renda do conjunto Império Amazônico. Todas essas características nos fizeram escolher eles”, esclarece a professora Karla.
O casamento foi ontem, às 18h30, na Paróquia São Raimundo Nonato, localizada na Avenida Senador Lemos, 990, bairro do Telégrafo, seguida da recepção dos noivos às 20h30, no Wanda’s Recepções, situado na Rua Joaquim Nabuco, 112, Nazaré. Toda a comunidade acadêmica foi convidada para a cerimônia religiosa. “Existe todo um processo de estudo criterioso e até científico para que as coisas aconteçam da maneira mais correta. Quando se tem um estudo teórico e prático fica mais fácil orientar os noivos para realizar um evento excelente. E é isso que nós esperamos”, completa a professora.
Os alunos, apesar de não serem os noivos, aguardam com a maior expectativa a chegada do “grande dia”. “Nós agradecemos à professora Martha Pessoa, coordenadora do nosso curso, que sempre nos apoiou, assim como aos demais professores e estudantes do curso, que também acreditaram no nosso potencial”, declara satisfeito o universitário Hoozivell Cruz.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unama
Nenhum comentário:
Postar um comentário