O blog andou recentemente mencionando a Claro (aqui, aqui, aqui e aqui) ao fazer críticas a operadoras de telefonia celular.
Ontem, recebeu e-mail da empresa que presta assessoria de Imprensa à Claro, operadora que está chegando a Belém. “Sabemos o quanto é importante esclarecer as dúvidas levantadas pelos internautas e, dessa forma, gostaríamos de contar com a sua colaboração para que nossa resposta seja divulgada”, diz a empresa, por meio de sua assessoria.
Espaço aberto para a Claro. Depois, claro, o comentário do Espaço Aberto:
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A Claro é a empresa que mais investe no setor de telefonia móvel no Brasil, tanto em serviços e tecnologia - fomos o primeiro a trazer a tecnologia de Terceira Geração (3G) para o País - quanto em atendimento ao cliente. Tanto é que, em 2007, recebemos sete prêmios por conta da qualidade do nosso atendimento. Foram eles:
1 - Melhor operadora móvel - Inmetro;
2 - Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente;
3 - Prêmio Padrão de Qualidade – B2B;
4 - Prêmio Melhor CRC – Centro de Relacionamento com o Cliente – da Associação Ibero-americana das Relações Empresa Cliente – Izo System;
5 - Melhor Operadora Móvel - ABT (na categoria das que oferecem mais opções para os clientes);
6 - Melhor Operadora Móvel e 2ª Melhor Empresa do Brasil em todos os segmentos - Padrão Editorial;
7 - Ouro, com o case Cobrança como Ferramenta de Relacionamento, da Associação Brasileira de Telesserviços – ABT.
Isso mostra que, ao contrário do que foi comentado no Espaço Aberto, sempre tratamos nossos clientes com muito respeito, o que pode ser observado também no Blog da Claro, onde o presidente da operadora, João Cox, responde às dúvidas postadas por alguns deles.
Enfim, a qualidade de nosso atendimento, comprovada com os diversos prêmios citados, esclarece também o post publicado no dia 3 de agosto, sobre a promoção de lançamento no Norte. Mais uma vez contrariando o que foi publicado no blog, ressaltamos que sempre existem vantagens em ser um cliente Claro, seja pela tecnologia, pelos serviços, pelos produtos e pelas promoções. O compromisso da operadora é passar para os clientes todos os ganhos de escala da empresa, oferecendo aparelhos e ofertas sempre agressivas, o que justifica nossa promoção de lançamento no Norte, que dá minutos e torpedos gratuitos para clientes pré-pago e desconto de 100% na franquia contratada em planos de conta. Portanto, nosso compromisso é, também, garantir bons preços e qualidade no atendimento aos consumidores que escolheram a Claro como operadora.
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Do Espaço Aberto:
Empresas eficientes como a que presta assessoria à Claro chegam muito perto de nos convencer de que operadoras como a Claro não são como a Claro é, mas como gostaríamos que a Claro fosse.
O poster pede licença até para fazer uma confissão, para dar um testemunho, digamos.
Na semana passada, o pessoal aqui da redação do blog quis oferecer-lhe um telefone da Claro. Ele recusou. Delicadamente, mas recusou. E não é por nada, não. É que quem já tem um TIM, um Oi, um Vivo ou qualquer coisa do gênero, não agüenta mais um Claro.
Um telefone celular, de empresa qualquer, já é mais suficiente. Como é suficiente apenas um call center, apenas um péssimo atendimento, apenas um de tudo – enfim.
Mais eis que vêm os esclarecimentos da Claro, sobre sua excelência no atendimento, suas vantagens, a tecnologia que incorporou e oferece a seus clientes, seu presidente respondendo diretamente no blog da empresa e tudo o mais.
Pronto. O pessoal aqui da redação já estava quase se rendendo à Claro. Estava bem pertinho de desdizer-se ou de reconhecer que as críticas à Claro foram sem sentido, impertinentes. Que as críticas foram despropositadas, feitas por gente que sempre almejou ser um cliente Claro e não consegue.
Antes da rendição total, o quase rendido deu uma olhada nos números do Procon de São Paulo. Se você - que também inclui ser cliente Claro entre seus sonhos de consumo - quer dar uma olhadinha no que dizem as estatísticas do Procon de São Paulo, dê uma clicadinha aqui para ver claramente alguns números e alguns dados.
Confira você mesmo. O cadastro, como se vê, é de reclamações fundamentadas. Apenas as fundamentadas. Referem-se a 2007, justamente o ano em que, segundo os esclarecimentos enviados ao blog, a Claro ganhou “sete prêmios por conta da qualidade do nosso [da Claro] atendimento.
Observe no documento do Procon de São Paulo o item “Ranking Geral”, que menciona as 20 empresas mais reclamadas. A Claro está lá. Ocupa o 13º lugar. De um total de 309 reclamações, 216 foram atendidas e 93 não foram atendidas. E todas, não esqueça, são reclamações fundamentadas.
Dê-se a Claro, por satisfeita, contudo. Isso porque, na relação mencionada, dos 20 relacionados, 11 – isto mesmo, 11 – são operadoras da área de telefonia ou empresas que fabricam celulares. Onze – sem tirar nem pôr. Por que a Claro deve dar-se por satisfeita? Porque não está só. Está com mais dez na lista. Ponto para a Claro, que não está só na escuridão da ineficiência.
Os números do Procon são tudo? Não. Acabou? Não acabou.
Leia isto: “Cansei de ser enganada por esta empresa. Só estou aguardando a fatura chegar para ir até o Procon. Claro nunca mais! E estou alertando as pessoas sobre a falta de profissionalismo desta empresa.” Não é um anônimo quem diz. A pessoa fornece até seu CPF. Confira aqui.
Leia também isto: “Como perfis não mudam, fico decepcionado com a preocupação da Claro , em solucionar o problema em tempo hábil. Como se trata de tarefa hercúlea e que não conseguimos sequer postura minimamente verdadeira e profissional, vemo-nos obrigados a, primeiramente, registrar junto ao Procon , Claro Matriz, claro Regional e à mídia nossa profunda insatisfação com relação aos desrespeito. Se nem assim obtivermos sucesso, a Justiça será a solução.” Quer ler tudo? Leia aqui.
E a tecnologia 3G da Claro, como está? “Isso é uma fria... Comprei o sistema de acesso para 1mbps e não consigo rodar com mais de 56kbps! Isso mesmo... é como usar um telefone com modem. O próprio WinXP reconhece como conexão discada. Para quem imagina estar adquirindo uma banda larga, abra os olhos! Eu tentei ligar para cancelar, mas não consegui. Tive que por a Anatel no meio. Ainda não resolvi.” Quer saber mais? Aqui.
Você quer uma relação de depoimentos e testemunhos apenas sobre a empresa? Clique aqui.
O espaço virtual é infinito. Só um espaço infinito é que comporta – como a internet comporta – reclamações contra operadoras de telefonia celular, quaisquer que sejam. Por isso, é como aquele silogismo que já se formulou aqui e vale a pena repetir, com todo o respeito à Claro e sem qualquer desdouro aos colegas das empresas que lhe prestam assessoria de Imprensa. O silogismo é aquele: toda operadora de telefonia celular é ruim; a Claro é uma empresa de telefonia celular; logo, a Claro é ruim, muito ruim. É ruim não porque a Claro seja a Claro, mas porque a Claro é uma operadora de telefonia que põe seus clientes em contato com esses call centes, as mais perfeitas traduções do deboche e da falta de respeito ao consumidor.
Agora, sinceramente, um aspecto chega a ser sedutor nos esclarecimentos oferecidos pela Claro. Refere-se à informação de que o presidente da empresa, de vez em quando, comparece ao Blog da Claro, para “responder às dúvidas postadas por alguns deles [clientes].”
É o presidente mesmo, ele próprio, em pessoa, em carne-e-osso, quem digita, quem redige, quem responde às tais “dúvidas”. Ou manda assessores seus fazerem isso?
Mas vamos acreditar – firmemente – que seja ele mesmo. Então é um primeiro passo para o presidente da Claro fazer o que deveria fazer: uma vez ou outra, uma vez por mês, por exemplo, travestir-se de usuário da Claro, descobrir qualquer usuário que esteja com pendências junto à operadora e tomar as vezes dele, usuário, para resolver o problema; isso, obviamente, sem que ninguém da Claro saiba que ali, do outro lado da linha, está o presidente da Claro.
Com a mais absoluta certeza, se fizesse exatamente isso, o presidente da Claro estaria sentado diante do seu blog, o Blog da Claro, escrevendo muito coisa. Contra a Claro. Seguramente, contra a Claro. E não seria espantoso de nenhuma forma se, nessa condição, o presidente da Claro concordasse com o silogismo.
Aquele silogismo, segundo o qual toda operadora de telefonia celular é rum. A Claro...
Bem, você sabe.
4 comentários:
Claro que é apenas e tão sòmente mais uma.
Tudo igual na porcaria.
Criticar com argumentação e dando espaço aos dois lados é isso. Os links para as páginas, sem dizer exatamente o que tem por lá, são excelentes.
Parabéns, Paulo.
Daniel Nardin
Estive preste à adquirir um modem móvel desta operadora, mas agora é Claro que vou reavaliar.
Que tal Paulo, uma enquete sobre qual a melhor operadora neste segmento?
Diógenes,
Reavalie bem. Até prova em contrário, todas essas operadoras não prestam.
Quanto à enquete, já pensei em fazer várias, mas não sei bem como se faz por aqui.
Vou tentar.
Abs.
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