Esse título aí em cima não é do Espaço Aberto, não.
É de uma postagem do Blog do Noblat.
E quem dá o depoimento é o próprio Noblat – ele mesmo, contando experiência própria.
Leia a história do Noblat.
Recentemente, o Correio entrou em greve. Deixou de entregar milhares de correspondências. Uma delas foi minha conta do celular da TIM.
Ontem [quarta-feira] pela manhã, meu celular foi bloqueado sem que a conta tivesse chegado. Ela foi paga antes do meio-dia. Pedi a religação do celular. Não consegui até agora.
Quando ligo para o tal de 0800 fico quase uma hora esperando até que a ligação cai sozinha. Fiz isso três vezes somente hoje.
Mandei uma pessoa à loja da TIM.
O moço da loja disse há pouco que esse tipo de pedido [a religação do celular] só pode ser feito pelo 0800. Reconhece que a conta foi paga. Se consultar os arquivos da empresa verá que nunca atrasei pagamento. Mas informa que o sistema religa o celular automaticamente em um prazo máximo de até 72 horas.
Quer dizer: posso ficar incomunicável até depois de amanhã.
Vou consultar o Código de Defesa do Consumidor.
Em tempos de decreto em vigor, estabelecendo novas regras para esses call centers que debocham de todos, não há uma pessoa apenas que, na condição de usuária de operadora de telefonia celular, não tenha história ou histórias como essa, reveladoras do desrespeito com que os usuários são tratados.
Como esta TIM, por exemplo. Da mesma forma, todas as outras – Oi, Vivo, Claro e quantas mais existam.
More você em Brasília, Belém ou no Chuí – e também no Oiapoque -, a realidade é a mesma: na hora de lhe venderem um produto, atenções mil e tratamento vip. Na hora da prestação do serviço e do atendimento, você, antes tratado com tapete vermelho, não passa de um ninguém, não passa de alguém que merece apenas porta na cara. No caso, a porta na cara são os call centers que não atendem o usuário. Não é que atendam mal. É que não atendem mesmo.
Há cerca de dez dias, no início da tarde, um desses aqui do Espaço Aberto foi à loja da TIM, na Padre Eutíquio com a Conselheiro.
Chegou lá, apresentou-se à recepcionista e disse que queria comprar uma linha. Ela forneceu-lhe a senha para o atendimento e disse ao interessado para aguardar a vez de ser atendido.
A loja estava cheia de gente. No mínimo, o atendimento começaria a ser feito em meia hora. No mínimo.
Pois o interessado em comprar a nova linha sentou-se numa cadeira nos fundos da loja. Lá no fundo. Era a única que sobrava na ocasião.
Nem bem se completaram cinco minutos em que estava sentado, eis que se apresenta a recepcionista.
- Qual é o número da sua senha?
- O número é tal.
- O senhor é o que quer comprar uma linha, não é?
- Sim, sou eu.
- Então, senhor, me acompanhe por favor.
O daqui do Espaço Aberto acompanhou a recepcionista.
Pronto. Esperou apenas cinco minutos para ser atendido. E 40 minutos depois, estava com a nova linha funcionando.
Por que tanta presteza, tanta distinção, tanta eficiência, tanta celeridade, tanta excelência no atendimento?
É porque o interessado foi à TIM para comprar uma linha.
Na hora de vender, a TIM é uma maravilha.
Na hora da contraprestação, o atendimento, como diz o Noblat e dizem milhares, milhões de usuários da TIM, é uma porcaria. E não apenas a TIM. Todas as outras operadoras de telefonia celular são assim.
É aquele silogismo que já se convencionou mencionar sempre por aqui: todas as operadoras de telefonia celular não prestam; a TIM – Oi, Claro, Vivo etc. – é uma operadora de telefonia celular; logo, a TIM não presta.
- Por que tens celular? – haverá de perguntar o leitor.
Porque celular é um bom instrumento – de trabalho, inclusive.
Celular é bom. As operadoras é que são ruins.
Todas elas. Sem exceção.
Aliás, não são ruins. São péssimas.
2 comentários:
Agora com esse 3gmais ou TIM Web, ficam ainda mais evidentes as falhas das operadoras. Recente aqui em Brasília, precisava urgente de um daqueles modens da Tim Web. Fui em três lojas. Nada. Sempre dava erro no cadastro e pediam para voltar depois. Até que fui na loja sede da TIM e meu nome não possuía a 'pontuação' sufiente para comprar o serviço.
A atendente tentou explicar - pois isso acho que não tem explicação racional - que eu, como não possuo antecedentes e meu CPF não acusa nenhuma conta, propriedade ou qualquer coisa, meu cpf só estaria autorizado a comprar 'pré-pago'. Aí, começou um breve diálogo:
-Para ter a pontuação eu não precisaria começar a pontuar?
-Sim, mas não por esse meio.
-Então qual?
-Não sei lhe informar, senhor. Ligue para a Tim e resolva.
-Quer dizer então que não posso ser cliente da TIM?
- Ao que parece, não. Mas liga no call center que podem te ajudar.
Liguei no tal call center. A insistência é por conta de que precisava muito ter net em casa.
No call center, a moça informou que atendente estava errada e eu poderia normalmente comprar o tal TIM WEB, pois meu CPF estava regular. Voltei à loja e... e... nada.
Na frente tinha uma loja da Brasil Telecom. Demorou algumas horas, mas comprei e enfim estou com internet em casa.
As operadoras realmente, Paulo, são todas iguais. Umas mais piores que as outras, lembrando daquela música do Engenheiros. Resta tentar achar uma menos pior. E fácil isso não é. ô se não é...
Conto isso pois, quando muita gente for comprar esse TIM WEB ou 3gmais, prepare-se para a dor de cabeça.
Abs,
Daniel Nardin
Olá, Daniel.
Sua história comprova que o silogismo que elaboramos aqui.
É impressionante como ninguém está imune às operadoras, amigo.
Vou postar seu comentário na ribalta, amanhã de manhã.
Abs. e sucesso.
Paulo.
Postar um comentário