sexta-feira, 25 de julho de 2008

Jader contratou exclusividade do Ibope em Ananindeua

A TV RBA, um dos veículos de comunicação do deputado federal Jader Barbalho, presidente regional do PMDB, fechou com o Ibope um contrato de exclusividade para fazer pesquisas de opção de voto na eleição para prefeito de Ananindeua.

Pelo contrato, fechado em janeiro deste ano, o Ibope só pode fazer, em Ananindeua, sondagens que forem contratadas pela TV RBA. Até agora, no entanto, nenhuma delas foi divulgada. E nem se sabe ainda se serão divulgadas.

Aliás, a mais recente pesquisa do Ibope em Ananindeua está em andamento. Os entrevistadores coletaram os dados a partir da última segunda-feira e ficaram de concluí-los nesta sexta. Já deve apresentar um quadro mais preciso da disputa no município, onde os dois candidatos mais fortes são o prefeito Helder Barbalho (PMDB), que disputa a reeleição, e o deputado estadual e ex-prefeito do município Manoel Pioneiro (PSDB).

A eleição em Ananindeua é estratégica não propriamente para o PMDB, mas para os projetos políticos do deputado Jader Barbalho. Reeleger seu filho Helder prefeito do segundo maior município do Estado é essencial para fortalecer pretensões que se esboçam mais à frente, entre elas a de pavimentar o caminho para que o próprio Helder alce vôos mais elevados, inclusive em direção a uma candidatura ao governo do Estado.

Mas a estratégia de Jader precisa, evidentemente, ser submetida à prova de fogo que será a eleição de outubro em Ananindeua. Helder, em aliança com o PT, terá pela frente o tucano Manoel Pioneiro, cujo grupo político afirma dispor de pesquisas pré-eleitorais que mostram o candidato em larga vantagem em relação ao adversário. Mas se forem perguntar a Helder, ele também dirá a mesma coisa: que aferições o colocam em primeiro.

Como ninguém vê as pesquisas – nem as de Pioneiro, nem as de Helder e nem tampouco as do Ibope contratadas com exclusividade pela TV RBA de Jader -, fica difícil de fazer avaliação mais precisa.

Mas uma questão é indiscutível: se tivesse que escolher adversário em Ananindeua, Helder e seu pai Jader Barbalho não escolheriam Pioneiro.

Com certeza, não escolheriam.

4 comentários:

Anônimo disse...

É certo que a cidade ta pintada de mais 15 ,claro Helder ta com a mao no caixa . Mais se for pergunta pra população mesmo quem ganha essa eleição é Pioneiro .

Anônimo disse...

Sou funcionário publico e estor envouvido noprocesso eleitoral a mais de 7 anos e fui vitima da falta de compromisso de pioneiro pelos moradores de ananindeua quando a 4 anos atraz ele falou " Ananindeua é uma pagina virada em minha Vida"
Será que ele é o melhor para o nosso municipio?

Poster disse...

Anônimo das 08:20,
Você decide.
Abs.

Unknown disse...

Só sei q se depender do meu voto..Helder ñ se reelege...como funcionária pública do município nunk ganhei tão mal...o salário base de um professor c/ pós-gradução, mestrado e etc...ganha o mesmo q um recém formado...R$668,00...isso é sacanagem...enquanto ele gasta milhões em campanha.