sexta-feira, 23 de maio de 2008

Senador do Pará decide exonerar o filho de Hélio Costa

Na FOLHA DE S.PAULO:

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) decidiu exonerar do cargo de assistente parlamentar o filho do ministro Hélio Costa (Comunicações). A Folha revelou ontem que Eugenio Alexandre Tollendal Costa é funcionário-fantasma do Senado. Desde 2003, ele está lotado no gabinete do senador, mas ninguém o conhece no local, nem mesmo o tucano.
"Assim que chegar a Brasília na terça-feira vou exonerá-lo. Achei que ele prestava algum serviço ao Duciomar [prefeito de Belém]. Não tenho interesse em manter alguém no meu gabinete que mora em Juiz de Fora", afirmou.
Eugenio deve ser acomodado no gabinete do suplente do pai. O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) disse à Folha que "está avaliando" a possibilidade de contratá-lo. "Vou ver se a minha home page está precisando ser atualizada. Ele [Eugenio] é bom nisso."
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou que vai levar o caso para a Mesa Diretora. Ele acha que é preciso impor mais regras para a nomeação de servidores em cargos de comissão fora de Brasília. "O fato de o Senado admitir que alguns assessores fiquem no Estado de origem do senador acaba por ocasionar um certo descontrole", disse.
Com salário de R$ 2.649,46 por mês, Eugênio Costa afirmou anteontem que fazia assessoria de comunicação para Flexa. "Eu faço arte gráfica, coisa de internet." O senador negou ontem a informação. "Achei mais do que estranho ele dizer isso. Se ele faz assessoria de imprensa, deve ser para o Duciomar, não para mim."
O tucano reiterou ontem que nunca conversou com Eugenio e que o manteve no cargo a pedido do prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB-PA), de quem é suplente. Ele sustenta que Eugenio estava fazendo um trabalho para o petebista. O prefeito, no entanto, negou ter contratado Eugenio e que ele lhe prestasse algum tipo de serviço. "Se eu precisasse de alguém em Brasília, essa pessoa receberia pela Prefeitura de Belém. Porque eu sou o gestor e tenho cargos comissionados que posso nomear", afirmou.
Flexa disse que, diante de versões contraditórias, decidiu demitir Eugenio. "Vou exonerá-lo na terça-feira." Ele afirmou ter considerado "estranho" o prefeito não ter assumido a contratação de Eugenio, já que isso pode ser comprovado no ato de nomeação.
Um ano e dois meses depois de Eugenio ter sido contratado no gabinete de Duciomar, o então senador Hélio Costa nomeou em seu gabinete Elaine Baía. Ela trabalhou com Duciomar até abril de 2004, quando foi exonerada. Quatro meses depois, retornou ao Senado, dessa vez no gabinete de Costa. O suplente do ministro, que assumiu em 2005, a manteve no cargo de assistente parlamentar. Ela ganha o mesmo salário de Eugenio. Salgado nega uma troca de favores entre o ministro e Duciomar. Sobre se Elaine trabalha, afirmou: "Vai ao gabinete de vez em quando. Ajuda a fazer pesquisas". A Folha não conseguiu localizá-la.

5 comentários:

Anônimo disse...

Luluquefala:
Eu só quero ver o que o prefeito vai responder quando lhe perguntarem sobre a Elaine Bahia.
Se ele foi frouxo em não assumir a nomeação que fez, do filho do ministro, eu fico imaginando o que vai falar da sua amiga Elaine.
A dona Maria está só na espreita, de chicote nas mãos.
Lambada nele, dona Maria !

Anônimo disse...

Esse "climão" provocado por essa matéria deve estar agrandando muito o deputado VIC. Ás vesperas do PSDB decidir se apoia o Valéria ou a reeleição de Dudu, o presidente do PSDB é obrigado a desmentir o prefeito e anunciar que vai botar para fora do gabinete a "herança" deixada por ele.

Anônimo disse...

Quem será Elaine Baía?

Que tal perguntar para Maria Costa?

Anônimo disse...

Luluquefala:
Esse VIC tem uma costa larga...
É culpado até pela amante do dito cujo.

Anônimo disse...

Luluquefala:
Essa namorada é de verdade, ou é igual ao diploma ?