segunda-feira, 26 de maio de 2008

Aliança PSDB-DEM deve se repetir em apenas 4 capitais

Na FOLHA DE S.PAULO:

Desgastada, a aliança entre os principais partidos de oposição ao governo Lula tende a enfraquecer ainda mais na próxima eleição municipal. O PSDB e o DEM calculam estar coligados em apenas quatro capitais do país. É menos da metade do que ocorreu em 2004, quando "demos" e tucanos estiveram juntos em dez capitais.
Os exemplos mais emblemáticos estão em São Paulo e no Rio, cidades que detêm, respectivamente, em primeiro e segundo lugar, a maior quantidade de eleitores por município.
Há quatro anos PSDB e DEM estiveram juntos nessas duas capitais. Em São Paulo, o tucano José Serra foi candidato a prefeito com Gilberto Kassab (DEM) na vaga de vice. No Rio, Cesar Maia (DEM) concorreu à reeleição e colocou o tucano Otavio Leite como seu vice.
Em grande parte, o distanciamento tem contado com o aval das cúpulas dos partidos. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), foi quem anunciou que Geraldo Alckmin será candidato a prefeito em São Paulo apesar dos esforços de Serra para fazer o partido apoiar a reeleição de Kassab.
No Rio, os tucanos estimularam a candidatura do deputado Fernando Gabeira (PV), o que irritou o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). Ele queria que os tucanos apoiassem Solange Amaral (RJ), lançada por Cesar Maia.
Terceiro e quarto municípios com maior eleitorado, Belo Horizonte e Salvador também estão na lista das capitais em que tucanos e "demos" vão estar em lados opostos. Porém, diferentemente de São Paulo e Rio, o fato é só mais uma repetição do que ocorreu há quatro anos.

Mais aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

E por aqui ?