quarta-feira, 7 de maio de 2008

"Absolvição é prêmio à impunidade", diz o MPF

O Ministério Público Federal no Pará divulgou há pouco nota oficial em que considera "um verdadeiro prêmio à impunidade" a absolvição do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura.

Leia abaixo.

 

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará vem a público externar sua indignação contra a absolvição do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura da acusação de ter sido o mandante do assassinato da irmã Dorothy Stang.

Além de contrária às provas nos autos, a decisão - um verdadeiro prêmio à impunidade - é preocupante porque contribui para o acirramento da violência no campo.

Assim, entendemos que é fundamental e urgente o fortalecimento dos sistemas de segurança pública federal e estadual nas regiões de conflitos fundiários no Pará. Caso isso não ocorra, o MPF teme pela concretização das ameaças de morte a trabalhadores rurais, índios, quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais, defensores dos direitos humanos e religiosos que atuam no interior do Estado na defesa das minorias.

Por fim, é preciso lembrar que Vitalmiro Bastos de Moura responde à Justiça Federal por crimes ambientais e por manutenção de trabalhadores em condições análogas às de escravos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Isso é porque , hoje, o Pará é terra de direitos. Imagine só se não fosse.

Antonio Fernanado

Anônimo disse...

“Pará, Terra de Direitos”

"Uma terra onde a população tem acesso a seus direitos como saúde, educação, emprego, segurança, transporte, lazer e cidadania. Um conjunto de políticas sociais que serão executadas este ano para melhorar a qualidade de vida do povo paraense. Ações diretas, que mudarão o dia-a-dia dos paraenses, usando de forma racional seus recursos naturais, promovendo a justiça social e valorizando homens e mulheres. Esse é o compromisso do governo do Estado, cumprido por um conjunto integrado de políticas sociais, que compõem o programa “Pará, terra de direitos”. São mais de 450 ações e cerca de duas mil atividades, com recursos assegurados no orçamento no total de R$ 600 milhões, para garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas..."
-------------------------------------------------------------------------
O bonito texto publicado acima é parte do material de lançamento do Programa "Pará, Terra de Direitos", divulgado no dia 16 de abril deste ano pelo governo de Ana Júlia.
Todos os dias os jornais de Belém publicam notícias de pessoas espancadas e mortas a pauladas no meio da rua, crianças sem atendimento médico, velhos sendo desrespeitados todos os dias, assaltos com reféns em todos os bairros, crianças fora das escolas e bandidos impondo o terror em todas as direções. Terra de Direitos Violados, infelizmente.
Acho que devemos esperar que a excelentíssima Governadora do Estado do Pará mude, pelo menos, o slogan...

Poster disse...

Antonio Fernando,
Ainda bem que temos o direito de tentar nos esconder da violência.
Abs.

Poster disse...

Anônimo,
Perfeito o contraste que você faz entre o discurso e a realidade.
Vou postar seu comentários na ribalta ao final da manhã desta quinta-feira.
Abs.