Na FOLHA DE S.PAULO:
Candidato à reeleição, o prefeito de Dianópolis (TO), José Salomão Jacobina Aires (PT), decretou feriado no município e mobilizou ônibus para levar os moradores da cidade à cerimônia de inauguração de obra que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã de hoje.
"É um acontecimento histórico", justificou o prefeito, eleito em 2004 com 56,8% dos votos, e que, prestes a entrar em uma nova disputa eleitoral, dividirá o palanque com Lula.
O presidente vai ao Estado para inaugurar a primeira parte de um projeto de irrigação na região, obra prevista no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) que, segundo o prefeito, consumiu cerca de R$ 200 milhões até agora.
Questionado se o evento não se transformará em um ato de campanha antecipada, a sete meses das eleições municipais, Salomão nega. "Eles [a oposição] podem até explorar. Mas a população vai entender que a presença do Lula está acima desta picuinha político-partidária", disse, citando em seguida os benefícios da obra.
Em conversa com a Folha, o prefeito esmiuçou o plano para garantir o quórum no que ele chama de "dia histórico". Disse que dez ônibus sairão de diferentes pontos da cidade a partir das 7h para levar os moradores até o local do evento, a 25 km do centro da cidade.
De acordo com o prefeito, o governo do Estado, comandado por Marcelo Miranda (PMDB), colocará outros 30 ônibus para levar moradores ao evento, além de distribuir almoço aos presentes. A cerimônia deve começar por volta de 12h. São esperadas 5.000 pessoas.
A assessoria do governador, aliado de Lula no plano federal, afirmou que o Estado apenas montará a "estrutura mínima" para receber as pessoas com segurança e conforto - citou a montagem de banheiros químicos e de tendas com água, por exemplo. A assessoria negou a distribuição de comida e o transporte para o evento.
Mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário