segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Entidades civis convocam para ato em defesa da democracia na tarde desta segunda-feira, em São Braz


Oito entidades representativas da sociedades civil estão convocando para as 17h desta segunda-feira (09), no mercado de São Brás, em Belém, um ato em defesa da democracia que exigirá punição rigorosa para todos os responsáveis por atos terroristas ocorridos neste domingo, em Brasília (DF), onde vândalos bolsonaristas invadiram em depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo.
As entidades que assinam a nota informam que do Pará partiram "vários ônibus patrocinados por fascistas" levando terroristas para Brasília. "Foi do Estado do Pará (Xinguara) que partiu também o Sr. George Washington de Oliveira Sousa que, com sua quadrilha e fortemente armado, tentou explodir um caminhão de combustível próximo do aeroporto de Brasília na véspera no natal de 2022", lembram as signatárias.
Abaixo, a íntegra da nota:

-------------------------------------------------------------

DEMOCRACIA SEMPRE – EM DEFESA DA AMAZÔNIA E DO BRASIL

Foi com luta e sofrimento de muitos e muitas que chegamos até aqui. Sempre defendemos a democracia e continuaremos a defendê-la custe o que custar. Por isso repudiamos os atos terroristas e golpistas na data de hoje 08/01/2023, que tem as digitais do Bolsonaro, da indústria de armas, do garimpo ilegal, de narco-traficantes, da grilagem, de grupos econômicos que tem lucrado com o sofrimento de nosso povo nos últimos 4 anos, de desmatadores e madeireiros, de nazistas e fascistas dos mais diferente espectros.
Muitos de nossos e nossas companheiras morreram ao longe de décadas para que pudéssemos usufruir da democracia e do estado de direito. Até mesmo a eleição de um déspota em 2018, foi aceita por nós, pois faz parte da democracia a alternância de poder.
Mas os atos de hoje, que nada tem de democráticos, não podem ser tolerados. Devem ser reprimidos e investigados, pois somente grandes grupos econômicos, e certamente criminosos, é que poderiam orquestrar atos terroristas como os verificados neste domingo em Brasília, com a invasão do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF.
Exigimos da Procuradoria Geral da República, na pessoa de seu procurador geral, as devidas ações que efetivamente responsabilizem os criminosos que atentaram hoje contra nossa democracia. E que as Polícias e MPs (Estaduais e federais nos estados) investiguem os atos ilegais em cada estado da Federação. Temos notícias de que do Pará partiram vários ônibus patrocinados por fascistas para participarem dos atentados em Brasília. Foi do Estado do Pará (Xinguara) que partiu também o Sr. George Washington de Oliveira Sousa que, com sua quadrilha e fortemente armado, tentou explodir um caminhão de combustível próximo do aeroporto de Brasília na véspera no natal de 2022.
Bastam de agressões contra pessoas indefesas por estes verdadeiros nazistas que não aceitam quem deles discordam. Basta de ataques à imprensa e à defensores e defensoras de direitos humanos nas mais diferentes regiões do Brasil. Nos últimos meses do ano de 2022, os crimes ambientais na Amazônia dispararam. Indígenas e Quilombolas foram atacados, o desmatamento acelerado, ameaças e queimadas. Impunidade como nunca se viu.
Exigimos a adoção de todas providências necessárias para pôr fim a tais absurdos. Sejam na forma de prisão destes facínoras, seja pelo sequestro judicial de seus bens ou bloqueio das contas que alimentam estes atos terroristas. O presidente Lula foi democraticamente eleito e a sociedade brasileira espera que seu governo faça cessar os desmandos e as atrocidades praticados pelo seu antecessor. Que a lei seja aplicada de acordo com o devido processo legal, mas de forma rigorosa, sem impunidade ou anistia, e que seja garantido o direito do novo presidente de governar pra todos e todas e não apenas para uma família miliciana e seus comparsas. Não custa nada alertar que, em caso de omissão de certas autoridades como se viu hoje no distrito Federal, o povo brasileiro não hesitará em defender, ele próprio, a vida de brasileiros e brasileiras que sofreram nas mãos destes fascistas.
Confiamos nas instituições e na nossa democracia, mas não hesitaremos na luta pela defesa do estado democrático de direito e pelo direito à vida do povo brasileiro.
Todos, todas e todes ao ato em defesa da democracia, dia 09/01/2023 às 17:00 hs No mercado de são Braz – Belém-PA.

* Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos - SDDH
* Associação das Mulheres Munduruku Wakoborũn
* Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade - MMCC
* Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará - CEDENPA
* Movimento Xingu Vivo para Sempre – MXVPS
* Comissão Pastoral da Terra – CPT
* Coletivo Tela Firme.
* Movimento Sem Terra- MST

Um comentário:

Anônimo disse...

Preparem os ônibus, o pão com mortadela e os 50 reais, senão ninguém vai.