domingo, 2 de outubro de 2022

Então, teremos ou não segundo turno?

Por e-mail e zap, leitores do blog fazem a pergunta que não quer calar: haverá segundo turno ou não?

Se institutos de pesquisa, que se valem de metodologias e ferramentas que oferecem projeções com índice de confiança de até supostos 95%, confessam não saber se haverá ou não segundo turno, nenhum analista será capaz de responder a essa pergunta com absoluta convicção.

Mesmo assim, a leitura das pesquisas, sobretudo os recortes de cada uma - por idade, por faixa de renda, por grau de instrução etc. -, oferece elementos que proporcionam, pelo menos na avaliação aqui do Espaço Aberto, a construção de cenários que dificilmente dão lugar a uma vitória de Lula no primeiro turno.

Ou por outra: uma vitória do ex-presidente em primeiro turno é possível, mas é muito, muito improvável que isso aconteça.

Primeiro: porque na média de todas as aferições, inclusive das divulgadas pelos dois principais institutos, Ipec e Datafolha, Lula e Bolsonaro estão a 10 pontos um do outro, no limite da margem de erro.

Segundo: não vi, sinceramente, as pesquisas desta semana indicarem, de forma mais segura, que a pregação do voto útil esteja vingando.

Terceiro: precisamos ver como se comporta a abstenção, que na média nacional, em 2018, chegou à casa dos 20%. Se ficar nesse nível, Lula será o maior prejudicado, porque os eleitores de menor faixa de renda, segmento esmagadoramente simpático ao petista, encontram muitas dificuldades para votar, sobretudo nos grotões mais distantes do país.

Então, resumamos mais ou menos assim: o blog não acredita em decisão já no primeiro turno.

Mas, como vocês sabem, o jogo só acaba quando termina.

E ainda faltam umas três horas para o jogo terminar.

Aguardemos.

Nenhum comentário: